Estudos















A DOUTRINA DO RAPTO SECRETO



1 – Rapto secreto. Verdade?

1.1 – O Ensino e doutrina do rapto secreto, no qual Yeshua virá em duas etapas; sendo uma vinda invisível, silenciosa e secreta para raptar a congregação para o Céu antes do aparecimento do homem do pecado; e a outra vinda para o povo de Israel, depois de passar 7 anos, onde haverá um concerto entre o anticristo e o mesmo povo, tem sido amplamente difundido e crido neste século. Seria verdade este ensino? Onde muitos aceitam com pouca ou quase nenhuma investigação. Mas, este ensino não era a posição dos primeiros discípulos e nem foi ensinado pelos primeiros protestantes, os reformadores. Até por volta de 1830, ninguém ensinou isto. Se for então como defendem os futuristas, por que este assunto era desconhecido até esta época? Para ensinar suas falsas doutrinas, os guias cegos lançam mão de artimanhas, usando textos bíblicos isolados, podendo ser facilmente desmascarados pelos que estão atentos e buscam a Verdade da Palavra. O próprioMESTRE nos ensina a deixar; aqueles que ensinam doutrinas falsas: Mateus 15:14 “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.”



2 – MORADA NO CÉU

2.1 – Quem vai querer ficar aqui na Terra? É uma das muitas perguntas, cuja resposta é sempre negativa. Ninguém está interessado em ficar na Terra. De onde, no entanto, surgiu a doutrina de que o homem que servir a Elohim , vai para o Céu?



Salmos 115:16 “Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ELE aos filhos dos homens.”



3 – O JOIO E O TRIGO

3.1 – Quando Yeshua vier, um será levado e outro deixado: quem é quem nesta história? Provérbios 2:21-22 “Porque os retos habitarão a terra, e os sinceros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.”

Salmos 37:9 “Porque os malfeitores serão desarraigados mas aqueles que esperam no SENHOR herdarão a terra.”Mateus 5:5 “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.”



4 – O PECADO 4.1 – Ao criar nosso planeta, o plano original de Adonay Elohim determinava que este fosse habitado por homens que o servissem. A rebelião de lucifer veio a transtornar, ainda que transitoriamente a paz aqui reinante. Como tudo tem um tempo, o efeito do pecado tem trazido muito sofrimento a todos os habitantes da Terra; mas em breve tudo estará no seu devido lugar e funcionando exatamente conforme o projeto original de nosso sábio CRIADOR. Nada irá alterar a vontade de Adonay Elohim e o mal ficará para trás.

5 – A VERDADEIRA VINDA

5.1 – Para as crenças que dizem que Mashiach virá em duas etapas, a epístola aos Hebreus, vem confirmar apenas uma única vinda do Senhor Yeshua; Hebreus 9:27-28 “E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, assim também Masiach, oferecendo-se uma vez parar tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.”



6 – O TRONO DE DAVI

6.1 – A verdade pura e cristalina é que Yeshua, após o encontro com a kehilah nas nuvens, ou nos ares, (portanto dentro do planeta), descerá sobre o Monte das Oliveiras e em Yerushalaym ocupará o trono de David que é o Trono da sua Glória:

Lucas 1:31-33 “E eis que em teu ventre conceberás e darás a luz um filho, e por-lhe-as o nome de Yeshua. Este será grande, e será chamado FILHO DO ALTISSÍMO; e o Adonay Elohim lhe dará o trono de David seu pai. E reinará eternamente na casa de Yaakov, e o seu reino não terá fim.”

2Timóteo 4:1 “Conjuro-te, pois, diante de Adonay Elohim e do adoni Yeshua HaMashiach, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino.”

Apocalipse 3:21 “Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como EU venci e me assentei com meu PAI no seu trono.”

Mateus 25:31 “E quando o FILHO do HOMEM vier em sua glória, e todos os santos anjos com ELE, então se assentará no trono da sua glória.”

7 – O MONTE DAS OLIVEIRAS

7.1 – Da mesma forma, quando de sua partida diante dos Apóstolos, o FILHO do HOMEM voltará para aqui Reinar, vejamos:

Atos 1:9-11 “Dito isto, foi elevado à vista deles, e uma nuvem o ocultou a seus olhos. Estando a olhar atentamente para o céu, enquanto ELE se ia, dois homens vestidos de branco encontram-se junto deles e lhes disseram: “Homem da Galiléia, por que estais aí a olhar para o céu? Este Yeshua, que foi arrebatado dentre vós para o céu, assim virá, do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.

Zacarias 14:4,9 “E naquele dia estarão os seus pés sobre o Monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o Monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do Monte se apartará para o norte e a outra metade dele para o sul… E o Adonay será sobre toda aterra; naquele dia um será o YHWH e um será o seu nome.”

8 – O TRONO DE Yeshua

8.1 – YESHUA não voltará para o Céu após o encontro com a kehilah. Ocupará seu próprio Trono (o Trono que ele ocupa atualmente é o do PAI). Assim como a Pedra que ferirá a estátua de Daniel, também não retornará, mas se fará um grande monte (Reino) e encherá toda a terra, assim o Reino Messiânico Milenar, será estabelecido aqui mesmo:

Daniel 2:34-35, 44-45 “Eu estava vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estatua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra que feriu a estátua, se fez um grande monte, e encheu toda a terra. Mas, nos dias destes reis, o Elohim do céu levantará um Reino que não será jamais destruído; e este Reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre. Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mãos, e ela esmiuçou o ferro, o barro o cobre, a prata e o ouro, o Elohim Grande fez saber ao rei que há de ser depois disto; e certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.”



8.2 – Com esta clara elucidação, creio que se dispensam explicar outros textos que falam dizendo:

Filipenses 3:20 “Mas a nossa cidade está nos Céus donde também esperamos o Salvador, o adoni Yeshua HaMashiach.”



Hebreus 11:10 e 13:14 “Porque esperava acidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Elohim”… “Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir buscamos a futura.”



Colossenses 1:5 “Por causa da esperança que vos está reservada nos Céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho.”

1Pedro 1:4 “Para herança incorruptível, incontaminável, e que não pode murchar, guardando nos céus para vós.”

9 – O REINO NA TERRA

9.1 – Tudo isso é verdade, só que nós não iremos ao Céu; De lá vira o nosso galardão!

O Reino que os Santos possuirão, na vinda de JESUS e que serão feitos Reis e Sacerdotes, é na Terra, debaixo do Céu: Daniel 7:18,27 “Mas os Santos do ALTISSIMO receberão o Reino, e possuirão o Reino para todo o sempre… E o Reino, e o domínio, e a majestade dos Reinos debaixo de todo o Céu serão dados ao povo dos Santos um Reino Eterno, e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão.”Apocalipse 5:10 “E para o nosso Elohim os fizeste Reis e Sacerdotes; e Eles Reinarão sobre a Terra.” Este Reino será tomado dos homens e entregue a Mashiach na sua vinda. E a Pedra ferindo a estátua, esmiuçando os Reinos atuais e se estabelecendo na Terra.

10 – O ÚLTIMO REINO

10.1 – E o Quinto (5º) e derradeiro Reino, depois dos quatro visto por Daniel. Não haverá um suposto reinado mundial do anticristo, pois este não tem espaço na profecia. Apocalipse 11:15 “E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve nos céus grandes vozes, que diziam: Os Reinos do mundo vieram a ser de nosso YHWH e do seu Mashiach, e ele Reinará para todo o sempre.”

11 – O REINO DE ELOHIM

11.1 – Temos como nossa esperança habitar com Elohim no seu Reino eternamente.

A implementação desse Reino, de acordo com o Plano de Elohim, passa por três fase;

11.1.1 – O Reino Espiritual da Graça; existe atualmente no coração de cada crente pois é lá que Elohim habita através da Ruach hakodesh (Espirito de Elohim).

Passamos a pertencer a esse Reino quando, renunciando aos nossos pecados, nos entregamos incondicionalmente a Mashiach.



Mateus 3:1-2 e 4:17 “E, naqueles dias, apareceu yochanan o Batista pregando no deserto da Judéia. E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus. Desde então começou Yeshua a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus.” Colossenses 1:13; 26-27 “ O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o Reino do FILHO do seu Amor. O mistério que esteve oculto desde os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seuskadoshim; Aos quais Elohim quis fazer conhecer quais são as riquezas da Glória deste mistério entre os gentios, que é Mashiach em vós, esperança da Glória.” 2Coríntios 12:9 “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu Poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o Senhorio de Mashiach.”

11.1.1.2 – O Reino Milenar; que terá início com o regresso visível e audível de YESHUA HAMASHIACH. A terra será restaurada e os salvos (aqueles que tomaram parte na primeira ressurreição) serão Reis e Sacerdotes com Mashiach durante mil anos, sobre os que estiverem vivos e restarem das nações após a segunda vinda de Mashiach 1Coríntios 15:19-23 “Se esperamos em Mashiach só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas de fato Mashiach ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Mashiach. Mas cada um por sua ordem: Mashiach as primícias, depois os que são de Mashiach na sua vinda.”



Apocalipse 5:10; 11:15; 20:1-6 “E para o nosso Elohim os fizestes reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no Céu grandes vozes, que diziam: Os Reinos do mundo vieram a ser de nosso ADONAY ELOHIM e do seu Mashiach, e ELE reinará para todo o sempre. E vi descer do Céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Yeshua, e pela palavra de Elohim, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Mashiach durante mil anos.

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta e a primeira ressurreição. Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a Segunda morte; mas serão sacerdotes de Elohim e de Mashiach, e reinarão com ELE mil anos.” 11.1.1.3 – O Reino Eterno de Elohim; que terá o seu início quando, no final dos mil anos e uma vez vencidos todos os inimigos – o último dos quais é a morte – Mashiach entregar o Reino ao PAI.Elohim criará novos céus e uma nova terra onde habitará com o seu povo num meio de justiça e onde não haverá mais morte nem sofrimento. Salmo 145:13 “Teu reino é reino para os séculos todos, e teu governo para gerações e gerações.” 1Coríntios 15: 24-28 “Depois virá o fim, quando tiver entregue o reino a Elohim, o PAI, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo FILHO se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Elohim seja tudo em todos.”



Apocalipse 21:1 e 3-4 “ E vi um novo Céu, e uma nova Terra. Porque já o primeiro Céu e a primeira Terra passaram, e o Mar já não existe. E ouvi uma grande voz do Céu, que dizia: Eis aqui um o Tabernáculo de Elohim com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Elohim estará com eles, e será o seu Elohim. E Elohim limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.”



11.1.1.4 – A Primeira Etapa; assim pregou YESHUA: “O Reino de ELOHIM é chegado sobre vós.” Na primeira etapa do Reino, que é Invisível e Espiritual, o Apóstolo Paulo, também confirma, que Mashiach habita em nós; Efésios 3:17 “ e, assim, habite Mashiach no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,…”).



E também diz o Apostolo Paulo; “Vivo Eu, mas Mashiach vive em Mim.” E Yeshua, também falou; “EU e o PAI, viremos e faremos nele morada” João 14:23 “Respondeu Yeshua: Se alguém ME ama, guardará a MINHA palavra; e meu PAI o amará, e viremos para ELE e faremos NELE morada.” Portanto, se confirma que espiritualmente, sobre àqueles que aceitam o plano da salvação e se arrependem dos pecados, será habitado e governado em sua vida por Elohim e por Yeshua Mashiach, porque o Reino de Elohim está no meio de vós. Então, esta primeira etapa que a Bíblia fala, é desde o tempo que Yeshua ascendeu aos Céus até a sua próxima volta, para Reinar aqui na Terra. Mateus 18:20 “ Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu NOME, ali estou EU no meio deles.” 11.1.1.5 – A Segunda Etapa; o Reino de Elohim, não ficará para sempre, nesta etapa Invisível e atual, sendo a Segunda etapa; A vinda visível do Adoni Yeshua, para iniciar o seu Reinado Messiânico, de Paz e de Restauração Milenar. Mateus 24:30 “ Então aparecerá no céu o sinal do FILHO do HOMEM; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o FILHO do HOMEM, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” Apocalipse 1:7 “ Eis que vem com as nuvens e todo o olho o verá, até os mesmos que o transpassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ELE. Sim. Amém.” 11.1.1.6 – Como Será Esta Vinda? Visível, Barulhenta, com alarido e toque da 7° trombeta: 1Tessalonicenses 4:16-17 “Porque o mesmo Adoni descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Elohim; e os que morreram em Mashiach ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, e encontrar o Adoni nos ares. E assim estaremos sempre com Adoni.” Apocalipse 1:7 “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ELE. Sim! Amém!”

12 – A PRIMEIRA RESSURREIÇÃO

12.1 – Marcada pela Primeira Ressurreição, a dos Santos. Apocalipse 20:5,6 “Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Elohim e de Mashiach e reinarão com ELE mil anos.”

13 – VINDA INVISÍVEL

13.1 – Que orientação deixou Yeshua quanto aos que falam de uma Vinda Invisível? Mateus 24:26,27 “Portanto, se vos disserem: Eis que ELE está no deserto, não saias; ou: Eis que ELE está no interior da casa, não acrediteis. Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do FILHO do HOMEM.” O relâmpago é visível a todos. Portanto, Yeshua não virá de forma a não ser visto por todos, mas visível como o relâmpago. Se tentarem nos induzir a que ELE vem invisivelmente, não devemos crer.

13.2 – Vinda Como Ladrão Na Noite! Mas Yeshua não vem como o ladrão de noite? Não vem nos raptar? Os defensores de um rapto, chegam ao extremo de afirmar que Yeshua vai raptar até mesmo as criancinhas, filhos dos ímpios. Que, neste caso, yeshua não vem como um ladrão, mas que é realmente um ladrão, um seqüestrador.

Será que é isto que a Bíblia quer dizer?

Vejamos os textos de: Mateus 24:42-44 “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Adoni. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também, porque o FILHO do HOMEM há de vir à hora em que não pensais.” 2Pedro 3:10 “Mas o Dia de Adonay virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão”, E, falando da vinda e do dia do Adonay, estão se referindo a um ladrão, quão ao descuido das pessoas, ou seja, ninguém sabe quando ele vem. Assim será a vinda e o dia do Adonay. Todos estarão distraídos (menos a kehilah HaEloim). 1Tessalonicenses 5:1-4 “Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do Adonay virá como o ladrão de noite. Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.” Pensando em paz e segurança e então virá a destruição. Kefas fala na mesma passagem, de um grande estrondo. 2Pedro 3:10 “Mas o Dia do Adonay virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão.’

14 - SERÁ A KEHILAH RAPITADA?

14.1 – No momento da destruição final, o grande dia da ira de Elohim, será a Igreja retirada do mundo?

Várias são as passagens, da Palavra de Elohim, que nos ensinam, quem será arrancado e destruído da face da Terra; São os desobedientes, e quem será deixado e guardado pelo Poder de Elohim, são os justos obedientes. Yeshua orou por nós, para que Elohim nos guardasse do mal e não para que nos tirasse do mundo; João 17:15 “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”; Apocalipse 3:10 “Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam a terra.”

15 – A PROMESSA DE YESHUA

15.1 – Ele prometeu estar conosco até o fim do mundo ou da era;

Mateus 28:20 “.. e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém ”.



16 – O JOIO

16.1 – Na Parábola Do Joio E Do Trigo, de acordo com a exposição do próprio Senhor Yeshua, para que tipo de semente foi preparado o campo e que aconteceu quando esta cresceu e frutificou? O campo foi trabalhado para receber o trigo e não o joio, todavia este apareceu mais tarde. Mateus 13:24-26 “Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.” Como reagiram os servos do Pai de família, diante do surgimento do joio, quem semeou esta má semente, e de acordo com a orientação do SENHOR, como se processará a colheita final? Mateus 13:27-30 “E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Adoni, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disserem; Queres, pois, que vamos arranca-lo? Porém Ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.” diante do surgimento do joio e quem semeou esta joio no meio do trigo esta cresceu e frutificou? e assim estaremos



16.2 – O Trabalho Dos Anjos, na vinda de Yeshua; é que os anjos virão na frente para uma dupla missão: Na separação, destruir os ímpios (tirando-os do Seu Reino;

Provérbios 2:22 “Mas os perversos serão eliminados da Terra, e os aleivosos serão dela desarraigados”: E ajuntar o trigo (os Filhos do Reino) no celeiro. Portanto, diferentemente do que se tem pregado, os Santos não serão removidos de imediato da Terra, mas estarão divinamente protegidos e verão a destruição dos ímpios;Salmo 37:34 “Espera em Adonay, segue o seu caminho, e ELE te exaltará para possuíres a terra; presenciarás isso quando os ímpios forem exterminados. 16.3 – Como Se dará o Arrebatamento? Na sequência ou durante a destruição, ai sim, se dará o arrebatamento, quando os Santos serão reunidos nas nuvens para recepcionar seu adoni. Numa grande lavoura, o celeiro não fica longe da plantação, mas num lugar dentro da propriedade. Os kadoshim, reunidos nos ares, não irão para o Céu; descerão com Mashiach para a entronização do Mashiach e permanecerão na Terra.1Tessalonicenses 4:17 “Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Adoni nos ares, e assim estaremos sempre com ele.” Salmos 91:7-10 “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios. Porque TU, ó Adonay, és o meu refúgio! O ALTISSIMO é a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.”

17 – O ANTIMASHIAC

17.1 – Quando será a manifestação do ant Mashiach?

Ele já se manifestou segundo as Escrituras: 2Tessalonicenses 2:2 “Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.” Yeshua disse que ninguém exceto o PAI, conhecia o dia de Sua Vinda. Mateus 24:36 “Mas a respeito daquele Dia e Hora ninguém sabe, nem os anjos do Céus nem o FILHO, senão o PAI” Atos 1:7 “Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer Tempos ou Épocas que o PAI reservou pela sua exclusiva Autoridade…” Se Yeshua só vem sete (7) anos após um rapto, não saberiam todos os homens deste dia? Os futuristas, para não se verem confusos e terem que admitir uma terceira vinda de Yeshua, dizem que o rapto não é considerado como vinda e sim como uma das duas fases de Sua Vinda.

Acontece que Paulo nos fala que a ressurreição dos Santos se dará na Sua Vinda;1Tessalonicenses 4:15,16 “Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Adoni: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Adoni, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Adonni descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de ELOHIM; e os que morrerem em Mashiach ressuscitarão primeiro.”

18 – A ULTIMA TROMBETA

18.1 – E que acontecerá mediante ao toque da última Trombeta; 1Corintios 15:51,52 “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”.



19 – RESSURREIÇÃO DOS SANTOS

19.1- É, portanto, impossível separar a Ressurreição dos Kadoshim da segunda vinda de Mashiach. Só que de acordo com a teoria do rapto secreto, todos os homens ficarão sabendo o dia da vinda do Adoni. Basta acrescentar sete anos em cima da data do rapto.

Não é isto uma contradição, já que eles dizem que o rapto não é a vinda do Adoni?

Já que o rapto não acontece na vinda de Yeshua (opinião futurista) tem sentido a Palavra nos recomendar a vigiar e estarmos preparados para a Sua Segunda Vinda. Os futuristas advogam que haverá um rapto e que a vinda de Mashiach, ocorrerá somente 7 anos após. Yeshua e Seus Shalias, no entanto, nos admoestam a vigiar, em função do dia da Sua Vinda;

Mateus 24:42,44; 25:13 “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso mestre. Por isso, estai nós apercebidos também, porque o FILHO do HOMEM há de vir à hora em que não penseis”; Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o FILHO do HOMEM há de vir.” ;

1Tessalonicenses 5:2,6 “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o Dia do SENHOR virá como o ladrão de noite. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios”; Apocalipse 16:15 “Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.”

20 – ATENTOS PARA A 2º VINDA

20.1 – Yeshua nos orientou a negociarmos nossas minas ou talentos, até que ELE venha; Lucas 19:13 “E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez mina e disse-lhes: Negociai até que EU venha.” Por que vigiarmos por um dia se seremos raptados muito tempo antes? Ademais, Ele disse que nos levará para Si mesmo, na Sua vinda, quando voltar; João 14:3 “E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.” Tiago e o escritor de Hebreus nos recomendam a sermos pacientes, até a vinda do SENHOR;

Tiago 5:7 “Sede, pois, irmãos pacientes até a vinda do adoni. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.”;

Hebreus 10:36,37 “Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Elohim, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará.”

21 – O ESTUDO DA PALAVRA

21.1 – De acordo com a Hermenêutica, o que somos recomendados a fazer ao estudarmos a Palavra? Que importante revelação Yeshua deixou-nos? Embora os teólogos sejam unânimes em dizer que não se pode isolar um verso do contexto e forçá-lo a dizer outra coisa, esta prática é muito comum. O capítulo 14 de João, é um exemplo usado e mal interpretado, na frase que diz; “… Na casa de Meu PAI há muitas moradas; vou preparar-vos lugar…” Vamos entender isto de modo correto. Yeshua tinha se reunido com os apóstolos para a Ceia e as últimas instruções, antes de ser entregue nas mãos dos homens para ser sacrificado. Os discípulos estavam acostumados a seguir o MESTRE, onde quer que ELE fosse. De repente o MESTRE começa a falar numa separação e isto trouxe muita tristeza e perturbação entre eles (ignoram que todo o contexto, desde o final do capítulo 13, trata de uma separação e da tristeza dos discípulos e não de uma ida aos Céus).

Eles não podiam admitir a idéia de se separar do Adoni. Tanto que, enquanto o MESTRE prosseguia falando no amor Pedro o interpela, e,voltandoao assunto anterior, da separação, pergunta: “SENHOR, para onde vais? Yeshua lhe repete que tinha que deixa-los, mas que futuramente estes poderiam novamente segui-lo. Yeshua não lhes disse que depois O seguiriam para o Céu, mas simplesmente que O seguiriam Pedro não conformou, não porque cresse e estivesse ansioso para subir ao Céu, mas porque não aceitava a idéia da separação.Estava disposto a ir até a morte, se necessário fosse, desde que não se apartasse do MESTRE: João 13:37-38 “Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida. Respondendo-lhe Yeshua Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo: não cantará o galo enquanto me tiveres negado três vezes.” Todos sabemos que nem isto Pedro, na verdade, o podia fazer.

A inconsolável tristeza não saía de seus corações. Yeshua prossegue dizendo-lhes: “Não se turbe o vosso coração…”, e busca consola-los falando das moradas celestiais e de que era mister que ELE fosse, certamente para cumprir o restante de Sua obra. A seguir o MESTRE lhe dá uma viva e gloriosa esperança: Que iria levá-los também para o Céu? Não! Que voltaria e novamente estaria com eles! Que onde quer que ELE fosse na sua volta, os levaria consigo: João 14:3 “E, quando EU for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para MIM mesmo, para que, onde EU estou, estejais vós também”. Veja que Yeshua não está tratando aqui de um futuro traslado de seus discípulos para o Céu, mas dizendo que voltaria a estar e a andar com eles E só isto mesmo! Mas e as moradas celestiais? Quer dizer que não iremos morar nelas? João 14:1-3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Elohim, credes também em Minha palavras. Na casa de meu PAI há muitas moradas; se não fosse assim eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se EU for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos acolherei para mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.”

22 – O ARMAGEDOM

22.1 – A Batalha do Armagedom, acontecerá na vinda do Adoni Yeshua, no Oriente Médio.

Ezequiel 38:14-23 “ Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Adonay Elohim: “Não o saberás, naquele dia, quando o meu povo de Israel habitar com segurança? Virás, pois, do teu lugar, das bandas do Norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, grande ajuntamento e exército numeroso; e subirás contra o meu povo de Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra; no fim dos dias, sucederá que hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a MIM, quando EU me houver santificado em ti os seus olhos, ó Gogue. Assim diz o Adonay Elohim: Não és tu aquele de quem EU disse nos dias antigos, pelo ministério de meus servos, os profetas de Israel, os quais, naqueles dias, profetizaram largos anos, que te traria contra eles? Sucederá, porém, naquele dia, no dia em que vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Adonay Elohim, que a minha indignação subirá a meus narizes. Porque disse no meu zelo, no fogo do meu furor, que, naquele dia, haverá grande tremor sobre a terra de Israel, de tal sorte que tremerão diante da minha face os peixes do mar, e as aves do céu, e os animais do campo, e todo os répteis que se arrastam sobre a terra, e todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes cairão, e os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra. Porque chamarei contra Gogue a espada, sobre todos os meus montes, diz o Adonay Elohim; a espada de cada um se voltará contra o seu irmão. E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre farei cair sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele. Assim EU me engrandecerei, e me santificarei, e me farei conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que EU sou o YHWH.



22.2 – O Vale da Multidão de Gogue;

Ezequiel 39:8-9,11,12,14,29 “Eis que é vindo e se cumprirá, diz o Adonay Elohim; este é o dia de que tenho falado. E os habitantes das cidades de Israel sairão, e totalmente queimarão as armas, e os escudos, e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bastões de mão, e com as lanças; e farão fogo com tudo isso por sete anos.

E sucederá que, naquele dia, darei ali a Gogue um lugar de sepultura em Israel, o vale dos que passam do oriente do mar; e se espantarão os que por ele passarem; e ali sepultarão Gogue e toda a sua multidão e lhe chamarão o vale da Multidão de Gogue. E a casa de Israel os enterrará por sete meses, para purificar a terra. E serão separados homens que incessantemente passarão pela terra, para que sepultem os que tiverem ficado sobre a face da terra, para a purificarem; durará sete meses este trabalho. Nem esconderei mais a minha face deles, quando EU houver derramado o meu ESPIRITO sobre a casa de Israel, diz o Adonay Elohim.”



22.3 – A Prisão De Todos Os Inimigos; será no reino de mil anos de Yeshua, serão colocados debaixo dos seus pés, todos os inimigos; quando ELE, tocar no Monte das Oliveiras em Yerushalaym;

Zacarias 14:3-5 “Então Adonay, sairá e combaterá essas nações, como quando combate no dia da batalha. Naquele dia, estarão os seus pés sobre o Monte das Oliveiras, que está diante de Yerushalaym, na parte oriental. O Monte das Oliveiras se rachará pela metade, e surgirá do oriente para o ocidente um enorme vale. Metade do Monte se desviará para o norte, e a outra para o sul.” A prisão de satanás por mil anos, no Reino Messiânico da Purificação da Terra. Apocalipse 20:1-2 “Vi então um Anjo descer do Céu, trazendo na mão a chave do Abismo e uma grande corrente. Ele agarrou o dragão, a antiga serpente – que é o diabo, satanás – acorrentou-o por mil anos.” 1Coríntios 15:24-28 “A seguir haverá o fim, quando ELE entregar o Reino a Elohim, depois de Ter destruído todo principado, toda autoridade, todo poder. Pois é preciso que ELE reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído será a morte, pois ELE tudo pôs debaixo dos pés DELE. Mas, quando ELE disser: “Tudo está submetido”, evidentemente excluir-se a aquele que tudo lhe submeteu. E, quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio FILHO se submeterá ÀQUELE que tudo lhe submeteu, para que Elohim seja tudo em todos.”

23 – OS SANTOS DO ALTÍSSIMO

23.1 – Os kadoshim do ALTISSIMO é que irão Governar estas Nações. O ciclo semanal será universal de Shabat a Shabat, sendo este o dia de guarda de Elohim, como está nos mandamentos.

Isaías 66:23 “E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um Shabat a outro, virá toda a carne a adorar perante MIM, diz Adonay”.

24 – EM QUEM CRER? Em Yeshua e nas Escrituras; que provam aqui ser a habitação dos justos; Ou no pensamento pagãos gentio que promete o Céu de Elohim aos seus adeptos?

“O Negligente perdeu o seu talento e a própria vida, diz Yeshua HaMashiach em parábolas” 









(iud)ה (H(r)ê)ו (Vav)ה (H(r)ê)

O Nome do Eterno nas Escrituras Hebraicas, o Tetragrama, lê-se “Há’Shem(i)”Este é o som que recomendamos para as leituras públicas e diálogos verbaisPronunciando o “Há” como o fonema da palavra “Razão” e o “Shem” do verbo chegar e uma menção tão leve da vogal “I” a ponto do fonema dela confundir-se com a vogal “E” Há’Shem(i), (Rachem(i), que traduzido para português quer dizer “O Nome” é atribuída ao “ETERNO” dAquele que no universo ilimitado do puro hebraísmo é o Absoluto, o Criador e de Eternidade a Eternidade a Causa Causadora, O Ser Eternissímo, bem como o Único Princípio Eternizante, nosso Pai Celestial, o Eterno.
Entre Judeus e Hebraístas é comum mencionar e registrar “Há’Shem” diante da ocorrência do Tetragrama, ainda que muitos prefiram mencioná-lo como Eterno ou outro título de grandeza. Nisto, elogiamos e concordamos com nossos conterrâneos mestres, estudantes e apreciadores. Entretanto, Há’Shem é mencionado há mais de cinco mil anos.
Já no que diz respeito ao uso dos Nomes: Javé, Jeová ou outros iniciados com a consoante “J”, advertimos que sãodeturpações abusivas dos sons originais. Cabe-nos recordar aos interessados que “Je” e “Ja” não eram fonemas no hebraico original, inclusive em todos os nomes citados na bíblia ou outras fontes. “Javé”, pelas respectivas razões literárias, fonéticas e morfo - lingüísticas é estranho ao mundo Hebraico.
Adjetivos usados nos respectivos idiomas como, por exemplo: Senhor, Eterno, Absoluto, é permitido usar, desde que não se choquem com a cultura hebraica e não se torne uma substituição definitiva para o Tetragrama.
Em relação ao termo “Deus”, convidamos ao estudante das Escrituras a exercer o Máximo da sua atenção espiritual, e mesmo a orar para ampliar a pureza de suas motivações e intenções. Eis o que é digno de tão séria meditação e dedicação: “Deus” do grego “Zeus” cujas declinações:
ό Zεύ – Ó Zeu
ώ ΖεσςPronúncia “ZEUS” o mesmo que “Iupiter” para os Romanos.
Δίος- Díos
Διί- Dií
Δία – Dia Da palavra “Zeus” surgiu Théos em grego θέος, que em latim é o mesmo que Júpiter. A palavra “Teologia” surgiu desta raiz pagãque significa o “Estudo de Deus”, ou seja, “Estudo de Zeus”.
A partir destas declinações anteriormente descritas surgiram palavras latinas como “Deus” dentre muitas outras da mesma natureza. É óbvio que houve uma evolução da língua grega, e alguém o  denominou foneticamente por esse nome a partir do egípcio antigo “Zeuth”. Vemos claramente que as formas do sincretismo são muito antigas. Querer justificar que “Zeus” ou “Deus” é o mesmo que Pai dos Céus, e que por isso, não é errado usar esta palavra, é o mesmo que dizer, que na índia, usar o termo na Bíblia Sagrada “Shiva” Salvação dos céus está correto; ou referente a “Buda” considerar a utilização desse termo na “Bíblia” como “Deus” ou ser Poderoso; bem assim, Confúcio em outro País, e assim sucessivamente. Todos esses termos têm origem pagã representando os deuses ligados à adoração ao “Sol”.

No Dicionário: “Deuses e Heróis da Antiguidade Clássica”, de Tassilo Orpheu Spalding (Cultrix Mec) do Ministério da Educação e Cultura, primeira Edição de 1974 pág. 169 a171 podemos observar que: “Júpiter ou Ζεσς (genitivo Δίος) πατήρ, em grego, que corresponde ao Sânscrito Diaus pitar e ao Latim Ju-ppter (Ju ou Iu-ppiter)”. Diaus significa céu ou luz do céu, (Igual ao sol) que, por sua vez, já indica o caráter desta antiga divindade indo-européia. Para os gregos e Romanos, Júpiter era filho de Saturno e Réia. O Nome indo-europeu deus ou Deus, que se encontra em Sânscrito, Lituano, antigo prussiano, velho Islandês, galês, Latim e Grego, significa brilhante, inseparável do vocábulo dia, Ζεσς em grego, dies em Latim”.

Isso transcreve claramente o que diz Isaias 14:12 a 14 “Como caíste dos céus, tu, o resplandecente, filho da alva! Como fostes cortado por terra tu que debilitava as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei aos céus, acima das estrelas de Elorrim e exaltarei o meu trono. E serei semelhante ao Altíssimo.” Como vemos a estrela da manhã “Brilhante” ou “Dia” se refere a Ζεσς ou Deus. O culto de Iúpiter ou Zeus graças ao helenismo, estendeu-se à vários povos e a varias línguas.

O Hebraísmo do primeiro século combatia arduamente a maneira Helênica, pois se afastava completamente da “Torah”! Os helênicos, nunca deixaram de adorar a “Zeus” ou “Deus” enquanto os que amam as Escrituras Hebraicas reconhecem somente Há’Shem.Por esse motivo, não usamos e não recomendamos esse termo fonético grego “Zeus” ou “Deus”.

Por conseguinte, O “Hebraico” é o idioma primordial de toda esfera da vida. Neste idioma está codificada toda a “Criação” do Eterno. Seu nome está inserido no nome de YESHUA, onde Ele se manifesta como Yeh= Eu SouShua= Salvação“Ehie Asher Ehie” ou O Grande “Eu Sou”; Aquele Que Causa Que Venha A Ser.
Quanto à pronúncia, foi amplamente conhecida, enquanto existiu o Templo de Yeruschalayim. Sendo a tradição passada de pai para filho e de mestre para discípulo, com respeito e reverência aos nomes sagrados. Por este motivo, recomenda-se a expressão Há’Shem como melhor forma de preservar a Santidade de Seu Eterno “Nome”




1 - Introdução
Nos últimos meses tem havido grande controvérsia sobre a questão do uso da kipá pelos homens nas congregações messiânicas e nazarenas. Alguns alegam que a kipá é apenas uma tradição determinada pelo Talmud ou pela tradição judaica, enquanto outros, como eu, acreditam que, é permitido e, em alguns casos até instituído, pelo Eterno, que homens cubram suas cabeças em oração ou adoração. Este é um estudo do hebraico e do aramaico na Torá e nos Ketuvim Netsarim (Novo Testamento) respectivamente para defender o uso da kipá. Deixe-me apenas esclarecer uma coisa: A COBERTURA DA CABEÇA NÃO PRECISA OBRIGATORIAMENTE TER O FORMATO DE UMA KIPÁ TRADICIONAL

2 - No Princípio
Vamos voltar ao Princípio, em Bereshit (Gênesis) 1:26 onde o Eterno criou o homem à Sua imagem e semelhança. Originalmente o homem era coberto das vestes de luz (or) e glória (kavod) por majestade e esplendor, tal qual proclamado em Tehilim (Salmos) 104:1-2: "Eterno D-us meu, tu ésmagnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade. Ele se cobre de luz como vestes...". Sabemos disto por causa da palavra "nu" no hebraico em Bereshit (Gênesis). Antes da queda do homem, a palavra "arom" é usada em Bereshit (Gênesis) 2:25, o que indica um estado de nudez parcial. Já depois da queda, a palavra usada em Bereshit (Gênesis) 3:7 é a palavra 'erom', que significa no hebraico uma nudez completa. Algo aconteceu ao homem quando ele caiu. Ele perdeu a "cobertura" que tinha recebido do Eterno na criação. E o Eterno o vestiu em Bereshit (Gênesis) 3:21 com uma roupa substituta que Ele mesmo fez.

Atualmente, estamos em semelhança à carne do pecado (Romanos 8:3) e não ao Eterno. Não somos mais perfeitos como Ele nos ordenou sermos (Matitiyahu/Mateus 5:48) por causa da queda. SOMENTE YESHUA É ATUALMENTE IMAGEM E SEMELHANÇA DO ETERNO (1 Cor. 11:7; 1 Cor. 15:49; Rom. 8:29). Na ressurreição, nasceremos de novo em Sua imagem e semelhança, como filhos de Elohim - O Único e Verdadeiro, depois de deixarmos de lado esta carne pecaminosa e corruptível e nos vestirmos com um corpo incorruptível como o de Yeshua.

3 - Moshe, Nosso Exemplo
Um de nossos grandes exemplos na Torá é o de Moshe Rabeinu (Moisés, nosso professor). Em Shemot (Êxodo) 3:4-5, o Eterno ordena a Ele que remova as sandálias pois ele estava em solo santo. Moshe, sendo um pastor no deserto de Midian certamente usava algum tipo de cobertura na cabeça para protegê-lo do sol escaldante e do calor, mas o Eterno NÃO ordenou que ele removesse a cobertura da cabeça ao entrar em Sua presença.

Depois do êxodo do Egito, o Eterno disse a Moshe que separasse os primogênitos como cohanim (sacerdotes) a Ele (Shemot/Êxodo 13:1-2, 19:3-24, 24:4-8). Isto mudou após o incidente do bezerro de ouro e o Eterno escolheu os filhos de Levi para serem cohanim uma vez que os primogênitos haviam pecado contra Ele. Eles se desqualificaram do ofício de sacerdote por causa da idolatria. O Eterno os ordenou que removessem os "ornamentos" no Monte Horev. A palavra aqui é 'adi', que significa adorno, correia, coroa ou cobertura para a cabeça. Ao remover a 'cobertura para a cabeça' deles, o Eterno os removeu do ofício de sacerdotes. A "glória, honra e esplendor" foram removidos deles e dados à tribo de Levi. Ao sacerdócio levítico/aarônico foi comissionado ministrar diretamente ao Eterno no Mishcan (Tabernáculo) - vide Shemot (Êxodo) 28:1 e Bamidbar (Números) 8:16

4 - Vestes Sacerdotais
As vestes sacerdotais foram dadas aos cohanim (sacerdotes) e aos levi'im (levitas) para "glória e ornamento". (Shemot/Êxodo 28:2). Também lemos em Yeshayahu (Isaías) 61:3-7: "...vestes de louvor... Porém vós [TODO ISRAEL, e não somente os levi'im] sereis chamados sacerdotes do Eterno, e vos chamarão ministros de nosso D-us...lugar da vossa vergonha [ou nudez]". No Reino do Eterno, todo Israel será feito sacerdotes a Ele, conforme dito em Shemot (Êxodo) 19:6. Creio que estes são os B'nei Tsadok (Filhos da Justiça) em Yecheskel (Ezequiel) 44:15 e Apocalipse 20:6. De acordo com os Ketuvim Netsarim (Novo Testamento), somos todos sacerdotes AGORA (1 Kefá 2;5; Ap. 1:6). Como sacerdotes, o Eterno nos deu vestes para cobrir nossa "nudez" e refletir a Sua glória, esplendor e beleza: o talit e a cobertura da cabeça.

5 - Cobertura Para as Cabeças
A palavra usada em Shemot (Êxodo) 29:9 e 39:28 para se referir à peça de vestuário usada pelos cohanim (sacerdotes) como parte de suas vestes é migbaá.

A palavra 'migbaá' deriva da palavra 'Gueba', que por sua vez vem de uma raíz léxica pouco usual: 'Guebia'. Esta raiz significa algo convexo, um cálice de uma flor, um copo ou tigela. O Dicionário Bíblico "The Interpreter" volume 1 página 532 diz (e aqui traduzimos que: "o chapéu de um sacerdote era um objeto cônico de linho aveludado que era preso à cabeça do sacedote como SINAL da sua investidura. O chapéu era um item peculiar das vestes sacerdotais". Pelo que vemos do significado hebraico da palavra, associado à descrição dada por este dicionário, concluímos que os cohanim (sacerdotes) usavam uma cobertura convexa e aveludada no serviço ao Eterno. Não é difícil perceber que este 'design' é extremamente semelhante ao da kipá moderna!

A mitra (ou turbante oficial) do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) é chamada no hebraico de mitsnefet. De acordo com Philo e com Josefus era uma cobertura tradicional de um sacerdote porém com um turbante azul escuro por cima. Josefus (Antiq. 111.7.3,6) diz que a cobertura de cabeça dos sacerdotes era feita dobrável e por isto se tornava como uma kipá atual. O comentário de Clarke, vol. 1, página 445 nos diz que "mitsnefet vem da raiz 'enrolar' (tsanaf) ou envolver, e evidentemente signifca o mesmo que a cobertura de cabeça tão usual nos países do oriente, à qual chamamos de turbante..' Nota: apenas o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) usava turbante ou mitra, enquanto os cohanim (sacerdotes) regulares usavam algo semelhante a uma kipá!

Os Ketuvim Netsarim (O Novo Testamento) dizem que somos sacerdócio santo (isto é, separado) oferecendo sacrifícios espirituais ao Eterno (1 Kefá 2:5). Não deveríamos então ter algum tipo de cobertura para a cabeça ao ministrarmos como sacerdotes perante o Eterno?

Lembrem-se: estamos falando apenas da Torá, e não de tradição ou mesmo do Talmud.

O interessante é que, de acordo com a Torá, o Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) jamais poderia descobrir sua cabeça, mesmo quando lamentando pelos mortos (Lev. 21:10-11). Yeshua é o nosso Sumo Sacerdote segundo a ordem de Malki-Tsedek (Ivrim/Hebreus 6-8, Tehilim/Salmos 110:4-6). Não é difícil de imaginar que Ele use uma cobertura de cabeça ao ministrar como nosso Sumo Sacerdote no Mishcan (Tabernáculo) celestial.

 6 - O Noivo
Yeshayahu (Isaías) 61:10 diz: "...como um noivo se adorna com turbante sacerdotal..." Aqui a palavra que é traduzida erradamente como turbante é pe'er, que significa 'embelezamento', isto é, uma bela cobertura de cabeça. Repare que este verso diz que o noivo usa uma cobertura de cabeça no seu casamento! Yeshua está voltando como NOIVO para casar-se com Israel depois da tribulação, e para as bodas de casamento do Cordeiro. Não é difícil supor que Ele estará usando uma cobertura na cabeça.

7 - O Rei David
David HaMelech (O Rei David), um homem segundo o coração do Eterno, estava adorando com a cabeça coberta quando suas orações foram atendidas. Em II Sh'muel 15:30-37, David foi ao monte das oliveiras (exatamente como Yeshua fez posteriormente) chorando, descalço, e com sua cabeça coberta. E TODOS cobriram suas cabeças e subiram chorando... e David disse: "Ó Eterno, oro a Ti..." David estava buscando a face do Eterno, pedindo por socorro. E ele estava orando com a cabeça coberta. Se o Eterno o atendeu, então por que alguns condenam o uso da cobertura da cabeça?

8 - O Livro de Daniel
Chananiyah, Mishael e Azrariyah foram três judeus levados cativos a Bavel (Babel/Babilônia) entre 598 e 582 AC. Daniel e estes três judeus serviram na corte de Nabucodonosor. Eles SE RECUSARAM a se contaminarem com o paganismo de Bavel (Babel/Babilônia). Em Daniel 3:21, vemos que eles SE RECUSARAM A SE PROSTRAREM perante os deuses e costumes da região e foram jogados na fornalha ardente com sua 'Karbalá'. Esta palavra aramaica também significa 'cobertura de cabeça' ou turbante. Vemos então claramente que a kipá NÃO É um costume babilônio como alguns alegam. Sabemos que os babilônios usavam chapéus ou turbantes em seu dia-a-dia, mas isso não significa que os judeus importaram o costume deles. Aqui vemos claramente que os judeus JÁ USAVAM COBERTURA DE CABEÇA ANTES. Sabemos também que no Oriente Médio muitos homens usam cobertura de cabeça. Ou seja, os judeus levaram este costume ao exílio em Bavel (Babel/Babilônia). Eles não aprenderam este costume lá.

Yechezkel (Ezequiel), que profetizou um pouco antes do cativeiro, recebeu uma ordem do Eterno para por o seu "turbante" na cabeça em Ez. 24:15-17 e novamente em 20-23!








Contradições dos tradutores da bíblia!!!

Mateus 26:17E, no primeiro [dia da festa] dos pães ázimos, chegaram os discípulos junto de Jesus, dizendo: Aonde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa? 18 E ele disse: Ide à cidade a [um] certo homem e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está perto; em tua casa celebrarei (farei) a Páscoa (pessach) com os meus discípulos. 19 E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara (mandara) e prepararam a Páscoa. 20 E, chegada a tarde, assentou-se à [mesa] com os doze.
João 13:1Ora, antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que [já] era chegada a sua hora de passar deste mundo para o pai, como havia amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. 29 Porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa ou que desse alguma coisa aos pobres.
João 19:14E era a preparação da Páscoa e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei. 15 Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.

Comentário: A festa de pesseach é comemorada no 15º dia do primeiro mês. O primeiro dia é chamado de Pães Ázimos, onde todo o fermento era removido dos lares durante sete dias, a contar do 15º dia do primeiro mês. O cordeiro era morto um dia antes, que era o dia 14º do primeiro mês e representava o Mashiach.
Uma pergunta:Como o Mashiach morreria no dia 14, e comeria com os discípulos o Kidush de peseach no dia 15, se Ele mesmo disse que ressuscitaria ao terceiro dia.

João 19:14E era a preparação da Pesseach e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei. Perceba, que neste texto o tradutor está em plena harmonia com o mandamento da Torah.
Agora observe Mateus 26:17E, no primeiro [dia da festa] dos pães Ázimos, chegaram os discípulos junto de Yeshua, dizendo: Aonde queres que façamos os preparativos para comer a Pesseach?
Que contradição! Se o dia dos pães azimos é exatamente o dia 15 do primeiro mês, conforme Êxodo 12, e o cordeiro (Yeshua) morria um dia antes que é o dia 14, exatamente o dia que Ele foi morto, e próprio texto de João 19:14 confirma este fato, veja E era a preparação da Pesseach e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso rei”.

Outra Contradição:
Números 25:9 E os que morreram daquela praga foram vinte e quatro mil.
1 Coríntios 10:8 E não forniquemos, como alguns deles fornicaram, e caíram num dia vinte e três mil.
Sem comentário.

Contradição:
1 Reis 16:23 No ano trinta e um de Asa, rei de Judá, Onri começou a reinar sobre Israel, [e reinou] doze anos: e em Tirzá reinou seis anos.
1 Reis 16:29 E Acabe, filho de Onri, começou a reinar sobre Israel no ano trigésimo-oitavo de Asa, rei de Judá: e reinou Acabe, filho de Onri, sobre Israel em Samaria, vinte e dois anos.


Contradição:
2 Crônicas 16:13 E Asa dormiu com seus pais; e morreu no ano quarenta e um do seu reinado.
2 Crônicas 17:1 E JOSAFÁ seu filho reinou em seu lugar: e fortificou-se contra Israel.
2 Crônicas 18:1 TINHA pois Josafá riquezas e glória em abundância: e aparentou-se com Acabe. 2 E ao cabo de [alguns] anos foi ter com Acabe em Samaria: e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que [vinha] com ele: e o persuadiu a subir [com ele a] Ramote-Gileade.
Comentário: Como poderia acabe reinar no ano 38 de ASA, sendo que seu Pai Onri, começou a reinar no ano 31 de ASA e reinou doze anos, 31+12=43. Acaso reinou Acabe 5 anos antes da morte de seu Pai? Porque no texto acima ele começou a reinar no ano trigésimo oitavo de ASA, uma contradição. Asa morreu no ano 41 do seu reinado e o seu filho Josafá reinou em seu lugar, portanto, Acabe começou a reinar no segundo ano de Josafá e não no 38º de Asa(erro da Septuaginta).

Contradição:
Sermäo do Monte MT 5:1 em diante diz que foi no Monte.
Em Lucas 6:17-20 diz que foi em um lugar plano.
Sem comentários.

Contradiçäo:
Mateus 26:26Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, e havendo dado graças,(abençoando) o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. 27 E, tomando o copo e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos.
Marcos 14:22E, comendo eles, tomou Jesus pão, e, abençoando-o, o partiu, e deu-lh[o], e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. 23 E, tomando o copo e dando graças, deu-lh[o]; e todos beberam dele.
Lucas 22:17E, tomando o copo e havendo dado graças, disse: Tomai-o e reparti [-o] entre vós, 18 porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o Reino de Deus. 19 E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu [-o] e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.
Comentário: Nestes textos a ordem do pão e do vinho é invertido.


Contradição:
Lucas 3:36[e Salá], de Cainã, [e Cainã], de Arfaxade, [e Arfaxade], de Sem, [e Sem], de Noé, [e Noé], de Lameque.
Gênesis 10:24E Arpachade gerou a Selá; e Selá gerou a Éber.
Comentário: A genealogia de Lucas além de acrescentar Caínã, também difere da de Gênesis.



Contradição:
1 Coríntios 15:4E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, 5 e que foi visto por Cefas e depois pelos doze.
Comentário: Depois fala que Yeshua foi visto pelos doze! Que doze? Se Judas havia morrido!


Contradição:
Números 11:18E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne: porquanto chorastes aos ouvidos do SENHOR, dizendo: Quem nos dará carne a comer, pois bem nos ia no Egito? Pelo que o SENHOR vos dará carne, e comereis: 19 Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias: 20 Mas um mês inteiro, até vos sair pelos narizes, até que vos enfastieis dela porquanto rejeitastes ao SENHOR, que [está] no meio de vós, e chorastes diante dele dizendo: Por que saímos do Egito?
Números 11:31Então soprou um vento do SENHOR, e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho dum dia duma banda, e quase caminho dum dia da outra banda, à roda do arraial, e a quase dois côvados sobre a terra. 32 Então o povo se levantou todo aquele dia e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial. 33 Quando a carne [estava] entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do SENHOR contra o povo, e feriu o SENHOR o povo com uma praga muito grande.
Números 23:19Deus não [é] homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: [porventura] diria [ele], e não [o] faria? ou falaria, e não o confirmaria?
Comentário: Aqui podemos ver uma mudança de palavra e também uma falta de fidelidade com o que se diz: pois o povo deveria comer carne o mês inteiro, mas antes mesmo do 1ºdia foram mortos. Como se Adonay não cumprisse o que diz. Erro da Septuaginta e não do Eterno!


Contradição:
Mateus 23:35Para que venha (caia) sobre vós todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, o qual matastes entre o santuário (templo) e o altar.
2 Crônicas 24:20E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: por que transgredís os mandamentos do SENHOR? portanto não prosperareis; porque deixastes ao SENHOR, também ele vos deixará. 21 E eles conspiraram contra ele, e apedrejaram com pedras, por mandado do rei, no pátio da casa do SENHOR. 22 Assim o rei Joás não se lembrou da beneficência que seu pai Joiada lhe fizera, porém, matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá, e o requererá.
Comentário: O texto de Mateus diz; que Z’karyahu é filho de Barraquias, só que o texto de Crônicas diz; que o pai de Z’karyahu é Yoiada.



Contradição:
2 Samuel 8:4E tomou-lhe Davi mil e seiscentos cavaleiros e vinte mil homens de pé: e Davi jarretou a todos os [cavalos dos] carros, e reservou deles cem carros.
1 Crônicas 18:4E Davi lhe tomou mil cavalos de carros, e sete mil cavaleiros, e vinte mil homens de pé: e Davi jarretou todos os [cavalos dos] carros; porém reservou deles cem cavalos.
Comentário; 1600 cavalheiros + 20.000 homens a pé + 100 carros. Ou seria? 7.000 cavalheiros + 1000 cavalos de carro + 20.000 homens de pé + 100 cavalos (que confusão é esta aí?).



Contradição:
Mateus 28:1E, na véspera dos sábados, que esclarece para o primeiro dos sábados, E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro [dia] da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
Marcos 16:1E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, [mãe] de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo. 2 E, no primeiro dia da semana, E, logo de madrugada, o primeiro dos sábados, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol, 3 e diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?
Lucas 24:1E, no primeiro [dia] da semana, no primeiro dos sábados, muito mui de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado e algumas outras com elas.
Lucas 24:9E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais. 10 E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, [mãe] de Tiago, e as outras [que] com elas [estavam] as que diziam estas [coisas] aos apóstolos.
João 20:1E, no primeiro [dia] da semana, no primeiro dos sábados, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.
Comentário: Uma, duas ou três, afinal quantas foram ao sepulcro? Pelos nomes dá quatro e pelos relatos varias mulheres. Esdras 2:64 Toda esta congregação junta [foi de] quarenta e dois mil trezentos [e] sessenta!

Comentário: Aqui do verso 1 ao 63, se somados dá 29.818, só que o verso 64 dá a soma de 42.360. que diferença hein!

Contradição:
Mateus 20:20Então, se chegou a ele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando[-o] e fazendo-lhe um pedido. 21 E ele disse-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dizendo: que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu Reino.
Marcos 10:35E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, quereríamos que nos fizesses o que pedirmos. 36 E ele lhes disse: Que quereis que vos faça? 37 E eles lhe disseram: Concede-nos que, na tua glória(kvod), nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.
Comentário: Afinal quem fez o pedido ao mestre? A mãe ou os próprios filhos.

Contradição:
2 Crônicas 28:5Pelo que o SENHOR seu Deus o entregou na mão do rei dos siros, os quais o feriram, e levaram dele em cativeiro uma grande multidão de presos, que trouxeram a Damasco: também foi entregue na mão do rei de Israel, o qual o feriu de grande ferida. 6 Porque Peca, filho de Remalias, matou num dia em Judá cento e vinte mil, todos homens belicosos; porquanto deixaram ao SENHOR, Deus de seus pais.
2 Reis 16:5Então subiu Resim, rei da Síria, com Peca, filho de Remalias, rei de Israel, a Jerusalém, à peleja; e cercaram a Acaz, porém não o puderam vencer.
Comentário:Venceram ou não venceram Acaz?Eis a questão...

Contradição:
Marcos 2:25Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele [estavam]? 26 Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?
1 Samuel 21:2E disse Davi ao sacerdote Aquimeleque: O rei me encomendou [um] negócio, e me disse: Ninguém saiba deste negócio, pelo qual eu te enviei, e o qual te ordenei: quanto aos mancebos, apontei-lhes tal e tal lugar. 3 Agora, pois, que tens à mão? dá-me cinco pães na minha mão, ou o que se achar. 4 E, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há porém pão sagrado, se ao menos os mancebos se abstiveram das mulheres.
Comentário: Qual era o nome do Sacerdote Avyatar ou Aymelek. Eis a questão.
Contradição:
Mateus 27:3Então, Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta [moedas] (peças) de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos.
Mateus 27:5E ele, atirando para o templo as [moedas] de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
Mateus 27:6E os príncipes dos sacerdotes, tomando as [moedas] de prata, disseram: Não é lícito metê-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue. 7 E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo dum oleiro, para sepulturarem os estrangeiros.
Atos dos Apóstolos 1:16Varões irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o espírito santo predisse pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam a Jesus; 17 porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério. 18 Ora, este adquiriu um campo com o galardão da iniquidade e, precipitando-se, rebentou pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
Comentário: Quem comprou o campo? Judas ou os sacerdotes? Como judas morreu? Enforcado ou atirando-se de um penhasco?

Contradição:
1 Crônicas 21:24E disse o rei Davi a Ornã: Não, antes pelo seu valor a quero comprar: porque não tomarei o que [é] teu, para o SENHOR; para que não ofereça holocausto sem custo. 25 E Davi deu a Ornã por aquele lugar o peso de seiscentos siclos de ouro
2 Samuel 24:24Porém o rei disse a Araúna: Não, porém por certo preço to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que me não custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinquenta siclos de prata.
Comentário; Qual o nome do dono da terra Orna ou Araúna? E qual o valor da compra? 600 siclos de ouro ou 50 siclos de prata

Contradição:
II Reis 24:8Tinha Yohaquim dezoito anos de idade quando começou a reinar, e reinou três meses em Yerushalaim; e era o nome de sua mãe, Neusta, filha de Elnatã, de Yerushalaim.
II Crônicas 36: 9Tinha Yohaquim a idade de oito anos, quando começou a reinar; e reinou três meses e dez dias em Yerushalaim; e fez o que era mau aos olhos do YE’RRUAהוהי
Sem comentários

Contradição:
Mateus 27:9Então, se realizou o que dissera o profeta Jeremias: Tomaram as trinta [moedas] de prata, preço do que foi avaliado, apreçado que certos filhos de Israel avaliaram.
Zacarias 11:12E eu disse-lhes: Se [parece] bem aos vossos olhos, dai-me o que me é devido, e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta [moedas] de prata. 13 O SENHOR pois me disse: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta [moedas] de prata, e as arrojei ao oleiro na casa do SENHOR.
Comentário: Aqui a profecia de Zekaryahu é dita que fora de Yiemiahu.

Contradição:
1 Coríntios 15:3 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, 4 e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, 5 e que foi visto por Cefas e depois pelos doze.
Comentário: Visto pelos 12, que 12? Se ainda não tinha sido feito a escolha sobre o substituto de Judas.

Conforme:
Atos.1:23-26.
Gênesis 46:27 E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, [eram] duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, [foram] setenta.
Êxodo 1:5 Todas as almas, pois, que procederam da coxa de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.
Deuteronômio 10:22 Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e agora o SENHOR teu Deus te pôs como as estrelas dos céus, em multidão.
Atos dos Apóstolos 7:14 E José mandou chamar a Jacó, seu pai, e a toda sua parentela, [que era de]setenta e cinco almas.
Comentário: Quantas almas foram? 70 ou 75? E o texto de atos diz que Estevão estava cheio do espírito santo?

Contradição:
Gênesis 6:6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. 7 E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Números 23:19 Deus não [é] homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: [porventura] diria [ele], e não [o] faria? ou falaria, e não o confirmaria?
1 Samuel 15:29 E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende: porquanto não [é um] homem para que se arrependa.
Comentário: Arrepender-se ou não arrepender-se, eis a questão!!! O Senhor não se arrepende!!!

Contradição:
1 Samuel 16:10 Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel: porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido a estes. 11 Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os mancebos? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse pois Samuel a Jessé: Envia, e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da [mesa] até que ele venha aqui.
1 Crônicas 2:13 E Jessé gerou a Elia, seu primogênito, e Abinadabe, o segundo, e Siméia, o terceiro. 14 Natanael, o quarto, Radai, o quinto, 15 Ozém, o sexto, Davi, o sétimo.
Comentário: Quantos filhos teve Jessé? Oito(8) ou sete(7)

Contradição:
Mateus 27:43 confiou em Deus; livre-o agora, se bem lhe quer; (o ama); porque [ele] disse: Eu sou o filho de Deus. 44 E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores (ladrões) que com ele estavam crucificados.
Marcos 15:32 O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.
Lucas 23:39 E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós.
Comentário: Afinal foram os dois ou foram um, que escarneceram dEle.

Contradição:
Juízes 4:21 Então Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão do martelo, e foi-se mansamente a ele e lhe cravou a estaca na fronte, de sorte que penetrou na terra, [estando] ele, porém, num profundo sono, e muito cansado; e [assim] morreu.
Juízes 5:26 À estaca estendeu a sua mão [esquerda], e ao martelo dos trabalhadores a sua direita; e matou a Sísera, [e] rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as frontes. 27 Entre os seus pés se encurvou, caiu, ficou estirado; entre os seus pés se encurvou, caiu onde se encurvou ali ficou abatido.
Comentário: Um texto diz: que estava dormindo outro diz: que caiu ao chão

Contradição:
Êxodo 20:24Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas: em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti, e te abençoarei.
Jeremias 7:22Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que vos tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei cousa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.
Comentário: Primeiro vimos aqui um altar de terra e não de pedras e depois uma contradição acerca das ordenanças de holocaustos.

Contradição:
Números 22:20 Veio pois o Senhor a Balaão, de noite, e disse-lhe: Se aqueles homens te vieram chamar, levanta-te, vai com eles; todavia, farás o que eu te disser. 21 Então Balaão levantou-se pela manhã, e albardou a sua jumenta, e foi-se com os príncipes de Moabe. 22 E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia: e o anjo do SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário: e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus moços com ele. 23 Viu pois a jumenta o anjo do SENHOR, que estava no caminho, com a sua espada desembainhada na mão; pelo que desviou-se a jumenta do caminho e foi-se pelo campo: então Balaão espancou a jumenta para fazê-la tornar ao caminho.
Sem Comentário

Contradição:
1 Reis 16:6 E Baasa dormiu com seus pais, e foi sepultado em Tirzá: e Ela, seu filho, reinou em seu lugar. 7 Assim veio também a palavra do SENHOR, pelo ministério do profeta Jeú, filho de Hanani, contra Baasa e contra a sua casa; e [isso] por todo o mal que fizera aos olhos do SENHOR, irritando-o com a obra de suas mãos, para ser como a casa de Jeroboão; e por isso o ferira. 8 No ano vinte e seis de Asa, rei de Judá, Ela, filho de Baasa, começou a reinar em Tirzá sobre Israel: e [reinou] dois anos.
2 Crônicas 16:1 No ano trigésimo-sexto do reinado de Asa, Baasa, rei de Israel, subiu contra Judá e edificou a Ramá, para ninguém deixar sair nem entrar a Asa, rei de Judá.
Comentário: Veja a ressurreição de Baasa, que morreu e o seu filho Ela reinou em seu lugar no ano 26 de Asa, só que outro texto diz que Baasa começou a reinar no ano 36 de Assa Baasa ressuscitou 10 anos depois para reinar novamente?

Contradição:
1 Reis 15:5 Porquanto Davi tinha feito o [que parecia] reto aos olhos do SENHOR, e não se tinha desviado de tudo o que lhe ordenara [em] todos os dias da sua vida, senão só no negócio de Urias, o heteu.
2 Samuel 24:10 E o coração doeu a Davi, depois de haver numerado o povo: e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei [no] que fiz: porém agora, ó SENHOR, peço-te [que] traspasses a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente. Observão: presta atenção ao negrito.
Gálatas 5:6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão nem a incircuncisão têm virtude alguma, mas, sim, a fé que opera por caridade. (pelo amor).
Romanos 3:1 Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2 Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
Sem comentários

Contradição:
Gálatas 5:2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 E de novo protesto a todo homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Atos dos Apóstolos 16:1 E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali [um] certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego, 2 do qual davam [bom] testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio. 3 Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.
Comentários: Se o texto em gálatas protesta que aquele que se deixa circuncindar está separado do Mashiach, porque Paulo circuncindou a Timoteo? Certamente foi Padre Paulo [os padres] e não o discípulo Shaul

Contradição:
Gênesis 2:1 ASSIM os céus, e a terra e todo o seu exército foram acabados. 2 E havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
Êxodo 20:11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles [há], e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Comentário: Quando o senhor acabou sua obra? No sétimo ou na viração do sexto dia.

Contradição:
Gênesis 2:9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida: e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal.
Gênesis 2:16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, 17 Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 3:1 ORA a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: Foi assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? 2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, 3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
Gênesis 3:22 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
Apocalipse 2:7 Quem tem ouvido, ouça o que o espírito diz às congregações: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está n o meio do paraíso de Deus.
Comentário: Qual das arvores não se devia comer? A arvore que estava no meio do jardim ou a arvore do conhecimento dobem e do mal. Na verdade a arvore da vida [etz chaim] é a Torah viva espiritual, e a árvore do conhecimento do bem e do mal é a trasgressão da Torah. Quando a Torah foi dada no Sinai ela já existia e sua forma oral ou espiritual se materializou em Davar [Palavra escrita] que é toda escritura inspirada por Elohim. Em 313 d.C.Constantino criou a sua própria bíblia, que era um símbolo da árvore proibida remanejada pelo o homem por inspiração de Satã.

Contradição:
Ezequiel 44:7 Porquanto chamastes estranhos, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa, quando ofereceis o meu pão, a gordura, e o sangue; e eles invalidaram o meu concerto, por causa de todas as vossas abominações.
Ezequiel 44:9 Assim diz o Senhor JEOVÁ: Nenhum estranho, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os estranhos que [se acharem] no meio dos filhos de Israel.
Gálatas 5:2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 E de novo protesto a todo homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. 4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Lucas 2:21 E, quando os oito dias foram cumpridos para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.
Comentários: A circuncisão é uma ordenança da Torah, cujo não cumprimento é a trangressão da Torah, que é o pecado, Como podemos ver o próprio Yeshua foi circuncidado conforme a Torah NO OITAVO DIA. Como este texto elucida que a circuncisão uma vez praticada separados estamos do Mashiach, uma vez que a circuncisão é um mandamento de fé [Emunah, fé e obra]? Há uma grande contradição. Na verdade Shaul estava se referindo a Teichet nomosa, preceitos de homens que se caracteriza pelo legalismo talmúdico que mudava os conceitos e sentidos da circuncisão. Em outras palavras nunca Shaul como Yehudim falou ou escreveu tal coisa, mas sim os padres em suas traduções posteriores classificado assim como acréscimo, introduzido pelos os padres. No livro “O poder Secreto” de Armindo de Abreu, editora Kranion, a partir da pg.300, são expressas claramente essas mudanças e acréscimos projetados pelo cristianismo, criando uma bíblia com uma roupagem pagã.
ARREPENDIMENTO?
Gênesis 6:6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração. 7 E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Êxodo 32:12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te da ira do teu furor, e arrepende-te [deste] mal contra o teu povo.
Êxodo 32:14 Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo
Números 23:19 Deus não [é] homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: [porventura] diria [ele], e não [o] faria? ou falaria, e não o confirmaria?
1 Samuel 15:29 E também aquele que é a Força de Israel não mente nem se arrepende: porquanto não [é um] homem para que se arrependa.
Jeremias 8:6 Eu escutei e ouvi: não falam o [que é] reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha.
Deuteronômio 32:36 Porque o SENHOR fará justiça ao seu povo, e se arrependerá pelos seus servos, quando vir que o seu poder se foi, e não há fechado nem desamparado.
2 Samuel 24:16 Estendendo pois o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o SENHOR se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Araúna jebuseu.
Jeremias 26:19 Mataram-no, [porventura], Ezequias, rei de Judá, e todo o Judá? Antes não temeu este ao SENHOR, e não implorou o favor do SENHOR? e o SENHOR se arrependeu do mal que falara contra eles: e nós fazemos [um] grande mal contra as nossas almas.
1 Crônicas 21:15 E o Senhor mandou [um] anjo a Jerusalém para a destruir; e, ao destruí-la [ele], o SENHOR [o] viu, e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornã jebuseu.
Salmos 110:4 Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu [és] um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 7:21Mas este, com juramento, por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és Sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque.
Jeremias 4:28 Por isto lamentará a terra, [e] os céus em cima se enegrecerão; porquanto [assim o] disse, [assim o] propus, e não me arrependi nem me desviarei disso.
Jeremias 15:6 Tu me deixaste, diz o SENHOR, voltaste para trás; por isso estenderei a minha mão contra ti, e te destruirei; estou cansado de me arrepender.
Jeremias 18:8 Se a tal nação, contra a qual falar, se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe.
Jeremias 26:13 Agora, pois, melhorai os vossos caminhos e as vossas ações, e ouvi a voz do SENHOR vosso Deus, e arrepender-se-á o SENHOR do mal que falou contra vós.
Ezequiel 24:14 Eu, o SENHOR disse: Será assim, e [o] farei: não tornarei atrás, e não pouparei, nem me arrependerei; conforme os teus caminhos, e conforme os teus feitos, te julgarão, diz o Senhor JEOVÁ.
Joel 2:14 Quem sabe [se] se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, [em] oferta de manjar e libação para o SENHOR vosso Deus?
Jonas 3:10 E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho: e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria, e não o fez.
Jeremias 18:9 E no momento em que falar de uma gente e de um reino, para edificar e para plantar, 10 Se ela fizer o mal diante dos meus olhos, não dando ouvidos à minha voz, então me arrependerei do bem que tinha dito lhe faria.
2 Samuel 24:1 E A ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel: e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.
1 Crônicas 21:1 ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
Comentario: Gostaria de saber quem ordenou a Davi, Elohim ou Satã ? E outra, Elohim não incita a ninguém.
Contradição:
Hebreus 9:2 Porque o tabernáculo foi preparado, [a saber] o primeiro, em que estava o candeeiro,e a mesa, e os pães daproposição; ao chamam o Santuário. 3 Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o Lugar santíssimo, 4 que tinha um incensário de ouro, e a arca do concerto coberta por todas as bandas [ao redor] de ouro, em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão que reverdeceu, (tinha florescido) e as tábuas do concerto;
Comentário: Este texto diz que o incensário de ouro ficava dentro dos Santo dos santos, só que na verdade ficava fora. Junto com a Menorah, e a mesa onde se colocava os pães da proposição, o que neste caso teria que estar relacionado no verso 2 e não no verso 4. É bem verdade que o sacerdote entrava no Santo dos santos uma vez por ano com o incensário em suas mãos, mas o incesário ficava do lado de fora do véu e não dentro.

Contradição:
1 João 3:4 Qualquer que faz pecado, também faz a iniquidade; porque o pecado é a injustiça. Faz também contra a Lei: O pecado é o que é contra a Lei.
Apocalipse 20: 10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, aonde está a besta e mais o falso profeta; e dia e noite serão atormentados para todo o sempre. 13 E deu tornou a dar o mar os mortos que nele estavam; e a morte e o inferno (Gr. Hades: lugar debaixo na terra) deram tornaram a dar os mortos que neles estavam; e foi julgado cada um segundo [as] suas obras. 14 E o inferno (Gr. Hades: lugar debaixo na terra) e a morte foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E quem não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
Comentário: Não existe inferno, a palavra é SHEOL.

Se colocássemos todos os textos contraditórios, seriam mais de 52000 adulterações!

Evangelhos apostólicos, foram escritos oitenta, Roma só permitiu quatro, que loucura!

Ora vem Senhor YESHUA e toma o Teu Trono Eternamente, pois Santo e Justo és Tu Adonai “Ehiê Asher Iehiê” O Grande Serei o que Serei.


Contradição: Somente verificando o típico entendimento hebreu, no hebraico original do “Mattiyah Hebraico”. Para isso, corroboramos com algunas informaçóes históricas.

Eusébio, um dos primeiros pais da fé, nos informa que o “Mattiya Hebraico” se conservava na Biblioteca de Cesaréia de Filipos, no seu tempo, ai, pelo começo do Século II.
Um polémico tratado judaico, chamado EVEN BOHAN, em 1385 E.C., do autor SHEM TOV BEN ISAAC BEN SHAPRUT, elaborado para defender o Judaísmo contra o Cristianismo, nos informa que usou  manuscritos hebraicos de Mattiyah e recopilou todas as suas traduçóes. Este “Mateus” é conhecido como o MATEUS DE SHEM TOV e está disponible na “Mercer University Press, em Macon, Georgia, ISBN 0-86554-470-0 e na “Century Publishers” de California.
Pois bem, no MATEUS DE SHEM TOV, assim como comenta o erudito hebraista Moshe Yosef Koniuschovsky, no versículo 3 diz algo totalmente diferente em Hebraico: LAMAR AL KISEH MOSHE YOSHVEI HAPERUSHIM VEHACHOCHMIM. VEATAH, KOL ASHER YOMER LACHEM SHOMRU VEASSU. OVTACHNUTAHEM UMAASHEM AL TASU. SHHEM OMRIM VEHEM ANAM OSIM (transiliteraçáo ao Inglés). A traduçáo literal no hebraico clássico (istó é, antes da Massoreta) seria: LAMAR AL KISEH MOSHE - a cátedra de Moisés; YOSHVEI HAPERUSHIM VEHACHOCHMIM - a cátedra dos fariseus e sábios; VEATAH, KOL ASHER YOMER LACHEM - fazei TODO OS QUE ELES LHES DIZEM; guardai e fazei; porém suas ordenanças e atos náo os façais; porque eles dizem que sáo de Moisés mas náo observam o que disse Moisés.

Adulteraçöes e contradições: Neste texto Shaul o talmidim, aconselha os gentios não quardar a torah.

Atos 21:25Todavia, quanto aos que crêem dos goiym, já nós havemos escrito, e achado por bem, que tudo isso observem; e alem disso se guardem do que se sacrifica aos terafins, e do sangue, e do sufocado e da imoralidade sexual, isto é, não se envolvam com isso.

Outra adulteração:
Isaias 23:12; 37:22, 47:1, 62:5 dificuldades nesta passagem. Conforme muitos observaram, a palavra hebraica traduzida por "virgem" neste versículo é "almah", que é traduzida de forma mais exata simplesmente como "jovem mulher". A palavra hebraica "bethulah" significa "virgem". No livro de Isaías, "bethulah" aparece quatro vezes (23:12, 37:22, 47:1, 62:5) sempre dando sentido de "jovem mulher", portanto o autor desse livro conhecia a palavra "almah" e seu significado. Na tradução da Bíblia New American Standard Translation, todas as outras ocorrências de "almah" são traduzidas simplesmente como "moça", "menina" ou "donzela" (a saber, Gênesis 24:43, Êxodo 2:8, Salmos 68:25, Provérbios 30:19, Cântico de Salomão 1:3, 6:8). Assim, o alegado cumprimento acrescenta uma condição biologicamente impossível que nem sequer está presente na profecia original.

Sobre a crucificaçäo: Existem vários versículos que são encarados como referindo-se à crucificação: Salmos 22:16, Zacarias 12:10, e Zacarias 13:6 são exemplos típicos.
Salmos 22:16 diz: "Sou rodeado pelos cães; envolvido por um bando de malfeitores; trespassaram as minhas mãos e os meus pés". Este é um salmo de Davi que não dá indicação de ser profético e que se descreve a si mesmo sendo caçado e morto em vez de ser crucificado. Gerald Sigal (1981, p. 98) argumenta que a palavra hebraica traduzida aqui por "trespassaram" significa "leão", e portanto uma tradução mais exata seria "como um leão [eles estão a morder] as minhas mãos e os meus pés." [N. do T.: a tradução Missionários Capuchinhos (católica) diz, numa nota de rodapé: "O hebraico] diz: «como um leão, as minhas mãos e os meus pés». O targum explica: «eles morderam como um leão»."] Gleason Archer (1982, p. 37), contudo, argumenta que "eles trespassaram" está correto, baseado na tradução Septuaginta e noutras considerações.

Outro texto confuso:

Mateus (27:34) fala de terem dado a beber a Jesus "vinho misturado com fel" e Marcos (15:23) diz que lhe ofereceram "vinho misturado com mirra". Ambos os versículos são encarados como referências a Salmos 69:21, que diz "Por alimento servem-me veneno, por bebida contra a minha sede, dão-me vinagre." A palavra hebraica traduzida aqui por "veneno" é "rosh", que significa veneno ou fel, e refere-se a alguma planta venenosa. O versículo diz que veneno está sendo colocado na comida, o que não se aplica à crucificação. Mirra, que não é venenosa, é referida pela palavra hebraica "mor", que não aparece em Salmos 69:21.

Este salmo, que fala repetidamente de águas de uma inundação, não dá qualquer indicação de ser profético nem de se aplicar a Jesus. "Por que me abandonaste?" ... estava morrendo (Lucas 8:41-42) ...ou que já estava morta (Mateus 9:18) dois cegos (Mateus 20:29, 30) ...ou curou apenas um cego (Marcos 10:46-47) uma jumenta e um jumentinho para Jesus (Mateus21:2-7) ... mas era apenas um jumentinho, sem a mãe (Marcos 11:2-7) escreveu João (João 13:34) novo mandamento vos dou mas os mesmo João diz depois que não há "novo mandamento" (1 João 2:7- 8; 2 João 5) - 28 - Mateus (20:20-21) jura que foi a mãe deles Marcos (10:35-37) garante que foram os dois discípulos que fizeram o pedido pessoalmente Jesus disse que João Batista era o prometido Profeta Elias que viria antes do Dia do Eterno (Mateus 11:12-14; 17:10-13) João Batista, porém, desmente Jesus, ele diz: "Eu não sou Elias" (João 1:19-21). Jesus, antes e depois de sua ressurreição, sabia de todas coisas... (João 16:30; 21:17) Mas não é bem assim, pois ele não sabe de tudo, nem antes e nem depois da ressurreição (Mateus 24:36; Atos 1:7)

- Jesus disse que os judeus o conheciam e sabiam de onde ele era... (João 7:28) ... mas, de repente Jesus se contradiz e afirma que judeus não o conheciam e não sabiam de onde ele viera (João 8:14, 19)
- Quantos descendentes (pessoas) de Yaakov (Jacó) foram ao Egito? A Torá informa que foram setenta. (Gênesis 46:27; Êxodo 1:5; Deuteronômio 10:22) Contradizendo a Torá o Novo Testamento diz que foram: 75 pessoas (Atos 7:14)
-Onde Avraham (Abraão) comprou o túmulo para Sara ? A Torá diz Chevron (Hébron), no Sul, e o vendedor foi Efrom, filho de Hete (Gênesis 23:7-20; 50:13) Contradizendo a Tora o Novo Testamento diz que: Estêvão, cuja aparência "era como o rosto de um amigo" (Atos 7:15), que Abrahão havia comprado o túmulo, para sepultar Sarah, em Siquém, que ficava ao Norte.
- D’us mente? A Santa Torá diz que não.D-us não mente. (Números 23:19). Contradizendo a Torá o Novo Testamento diz que: Mesmo concordando com isso (Tito 1:2), diz que Deus pessoalmente faz alguém acreditar na mentira, para ser destruído (2 Tessalonicenses 2:11, 12). O judaísmo, no entanto, ensina que o Eterno não tem prazer sequer na morte do ímpio, não induz o pecador ao erro (Ezequiel 18:23; Salmo 25:8).

- Os mandamentos do Eterno são um jugo insuportável ? A Torá diz que não. ( Deuteronômio 30:11) Contradizendo a Tora e a si mesmo o livro Novo Testamento diz que: Sim, é um jugo pesado os mandamentos da Tora( Atos 15:5-10). Não, não são pesados diz outro trecho (João 5:3), onde há uma retificação os mandamentos de Deus não são pesados. 









Yeshua foi circuncidado
Já no início dos evangelhos encontramos o texto de Lucas relatando a circuncisão de Yeshua no oitavo dia, cumprindo a Mitzvá da Torá. "...Quando se completaram os oito dias para ser circuncidado o menino, foi-lhe dado o nome de Yeshua, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido." (Lc 2:21).

Sua mãe, Miriam, também era zelosa da Lei, pois no versículo seguinte52 diz: "...terminados os dias da purificação segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para ser apresentado ao Senhor."

Yeshua celebrava as festas judaicas
O próprio evangelho de Lucas (2:41) mostra que todos os anos Ele e seus discípulos iam a Jerusalém para celebrar as Festas. Por exemplo, a Páscoa, estatuto perpétuo para os filhos de Israel (Ex23:14-15 e Dt 16:16).

João Batista era cumpridor da Lei

João Batista era justo e cumpridor da Lei e de todos os princípios da Torá segundo Marcos 6:20. Ele não exaltaria Yeshua se este não fosse zeloso e cumpridor da Torá. (Mc 1:7).

Yeshua guardava o Shabat
Inúmeras passagens na Bíblia mostram Yeshua e seus discípulos guardando o Shabat (o sábado de descanso). Ele jamais deixou de guardar o Shabat e incomodava os fariseus da época quando Ele combatia o legalismo da guarda do Shabat, pois Yeshua ressaltava que o princípio da Lei era mais importante do que o legalismo cego que alguns fariseus praticavam. Yeshua ensinou que o princípio da Lei é a vida e sua preservação. Ele exortou os fariseus que no sábado eles poderiam socorrer um animal que caísse numa vala, não porque o animal valia um preço no mercado, mas sim, porque possuía uma vida dada por Hashem. 

Lucas 4:16 é um bom exemplo de Yeshua indo à sinagoga no dia de sábado para estudar a Parashá (porção da Torá ) e a Haftará (a porção dos profetas) "...Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou numa sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler (a Torá); e foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías (Haftará); e abrindo-o, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restaurar vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor...( Isaías 61:1). 

Os discípulos continuaram (como judeus zelosos) guardando o shabat e as tradições Em Atos capítulo 13, encontramos o texto: "...Mas eles (os discípulos), passando de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia; e entrando na sinagoga, no dia de sábado, sentaram-se para a leitura da Lei (Torá) e dos profetas (Haftará)..."

Yeshua e seus discípulos comiam a comida kashrut (Levitico 11)
No livro de Lucas, o seguinte texto prova que eles comiam segundo as leis alimentares recomendados na Torá. "...Ora, chegou o dia dos pães ázimos, em que se devia imolar a Páscoa; e Jesus enviou messageiros a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos..." (Lc 22:7-23).

A Torá era a base do ensinamento de Yeshua
Uma das frases de Yeshua mais clara quanto à lei (a Torá) está registrada em Mateus 5:17, quando Ele diz: "...Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i (yod) ou um só til até que tudo seja cumprido..."

Outro versículo, registrado no mesmo livro de Mateus mostra que os ensinamentos de Yeshua estavam em consonância com a Torá: "...Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque está na lei e nos profetas" (Mt 7:12).

Somente quem conhece os ensinamentos da Torá pode perceber que Yeshua pregava e anunciava ao povo de sua época os princípios da Torá através de suas elucidativas parábolas. Ele seguiu os mesmos princípios dos profetas, quando escreviam ou falavam ao povo. Tudo precisava estar respaldado pela Torá, cujo texto escrito por Moisés, além de inspirado por Dus, era também escrito pelo próprio dedo ou até mesmo ditado por Ele.

Poucos cristãos sabem, por exemplo, que todo o Novo Testamento, incluindo as cartas de Paulo, Pedro, João foram escritas dentro dos princípios da Lei ou do Pentateuco. Por exemplo, o último livro da Bíblia, Apocalipse, dos seus 406 versículos, 278 são repetições do próprio texto da Torá.

Yeshua era bem recebido nas sinagogas
Várias passagens da Bíblia, mostram claramente, que Yeshua era bem recebido nas sinagogas de Israel, tanto em Jerusalém como na região da Galiléia. "...Foi, então, por toda a Galiléia, pregando nas sinagogas deles e expulsando os demônios..."(Mc 1:39). Se Yeshua pregava nas sinagogas era porque havia respeito e credibilidade no meio dos Miniam. Se Yeshua não fosse seguidor da Torá jamais Ele seria autorizado ou convidado a ensinar no meio dos sábios judeus da época. Encontramos também a passagem de Jairo, um dos chefes da sinagoga, que lançou-se aos pés de Yeshua, suplicando a cura de sua filha.

Yeshua se vestia como judeu religioso
Yeshua era fariseu. Portanto, seguia, à risca, os costumes religiosos da época. Ele usava talit com sua franjas em cada canto, símbolo religioso que lembra a observância e a guarda dos mandamentos de Dus. No texto original do evangelho de Marcos (5:27) lemos que a mulher enferma tocou na orla (tsitsit) do talit de Yeshua, símbolo também de autoridade.

Com certeza, Ele também cobria a cabeça com o talit ou com lenço apropriado. Não existia, na época, o uso do Kipá moderno que passou a ser uma lembrança da mitra sacerdotal ou do costume de cobrir a cabeça, em reverência a Hashem. Outros povos orientais também cobrem suas cabeças pelas mesmas razões, não sendo um costume só do povo judeu.

Yeshua testemunha o Shemá
Como um bom judeu, Yeshua recitava e ensinava o texto do "Shemá Israel Adonai Eloheinu Adonai Echad", que diz: "Ouve ó Israel o Senhor nosso Hashem é único. Amarás, pois, o Senhor teu Dus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças..." A parábola do bom samaritano inicia com a pergunta de um mestre judeu a Yeshua "...E eis que se levantou certo doutor da lei e, para experimentá-lo, disse: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Perguntou-lhe Yeshua: Que está escrito na lei? Como lês tu? Respondeu-lhe ele: Amarás ao Senhor teu Hashem de todo o teu coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Tornou-lhe Yeshua: Respondeste bem; faze isso e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Yeshua: Quem é o meu próximo?" E Yeshua, prosseguindo, contou-lhe a parábola do bom samaritano (Lc 10:25-42).

Yeshua era chamado de Rabi
Nicodemos, um importante líder dos fariseus, foi ter com Yeshua de noite e disse: "...Rabi, sabemos que és mestre, vindo de Hashem, pois, ninguém, pode fazer estes milagres que tu fazes, se Hashem não estiver com ele..." ( Jo 3:2). O título de "rabi" quer dizer "meu mestre", termo similar a rabino quer dizer também nosso mestre, era dado somente aos estudiosos e realmente mestres no ensinamento da Torá, sendo zelosos da lei.

Yeshua curava enfermos e exortava-os a serem cumpridores da Torá
São várias as passagens nos evangelhos que mostram Yeshua curando enfermos e os exortando para que voltassem para a Torá, guardando os mandamentos, estatutos e ordenanças, como o leproso em Lucas (5:12-16) em Mateus (8:1-4) e outras passagens.

O apóstolo Paulo e os discípulos também eram seguidores da Torá
O apóstolo Paulo (Shaul) também era temente a Dus e seguidor da Torá como bom fariseu da tribo de Benjamim. No livro de Atos dos Apóstolos escrito por Lucas, vemos Paulo e seus seguidores, judeus messiânicos, guardando o shabat e realizando o serviço da Torá59 "...Mas, eles passando de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia; e entrando na sinagoga no dia de sábado, sentaram-se. Depois da leitura da Lei (Parashá) e dos Profetas (Haftará), os chefes da sinagogas (Miniam) mandaram dizer-lhes: Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai..." (Atos 13: 13-14).

Um outro bom exemplo mostra que Paulo e os discípulos eram judeus zelosos da lei está registrado em Atos 21:20 que diz: "...Ouvindo eles isto, glorificaram a Hashem, e disseram-lhes: Bem vês, irmãos, quantos milhares há entre os judeus que têm crido (em Yeshua) e todos são zelosos da lei..."

Judeus crentes em Yeshua devem continuar vivendo como judeus, assim como gentios crentes devem continuar vivendo como gentios, mas ambos sendo um na pessoa do Messias, fazendo parte da família de Hashem. (Efésios 2:19)

É bom que se diga, bem claramente, que não encontramos nenhuma carta escrita por Paulo nada que não fosse condizente com os ensinamentos da Torá e com o zelo pela Palavra de Dus. Paulo e os discípulos sempre deram bom testemunho da Torá, cumprindo as boas tradições judaicas. A grande revelação de Paulo era ensinar aos judeus a crerem nas boas novas do Messias Yeshua e continuarem vivendo como judeus zelosos com os estatutos perpétuos que o Senhor deu aos da Casa de Israel e aos gentios, agora crentes em Yeshua, que eram enxertados na oliveira (Israel), participando das mesmas bênçãos dos filhos de Israel (Rm 11:17), mas continuando a viver como gentios, pois, eles pela fé em Yeshua, não se tornavam judeus e nem precisavam se converter ao judaísmo. 

No livro de Atos capítulo 15, os apóstolos se reuniram em Jerusalém num grande concílio e reafirmaram com base na boa interpretação das Escrituras, que os gentios podiam tornar-se crentes em Yeshua sem se tornarem judeus, apenas se abstraindo da idolatria, dos animais consagrados a ídolos, não praticando a imoralidade e não comendo sangue. Na verdade, as sete leis de Noé dadas à humanidade, foram resumidas nas quatro leis acima. Estas seriam, portanto, as leis a que os gentios estariam sujeitos e nada mais. Claro, que isto não proíbe aos gentios de se beneficiarem das leis judaicas, como as leis alimentares, as leis éticas, as leis de caráter moral, as leis de saúde e de qualidade de vida em geral.

Em outras palavras, o judeu crente em Yeshua deve viver sempre como judeu cumprindo o chamado irrevogável.
.


Estas imagens são fragmentos da Hexapla de Orígines. Existe nesta Hexapla a versão grega do AT de Áquila. Áquila translitera o nome Yehoshua para Iesua (Deuteronômio 1:38). Edição de Áquila do ano 130 dc


Adjetivos a YHWH - Para conhecimento ;

EL - Abreviatura de Elohim. Aparece 250 vezes na Tanak ( Gn 46:3)
EL Elyon = Elohim Altíssimo (Gn 14:22; Sm 47:2)
EL Shadday = Elohim Onipotente, Poderoso (Gn 17:1;28:3)
EL Olam = Elohim Eterno, da Eternidade ( Gn 21:33)
Elohim - Quando referido ao Eterno = Ser Único (Gn 2:4)
EL Elohim = Elohim Supremo (Dn 11:36)
Elohei ha Elohim = Elohim dos Elohais (Dt 10:17)
Elohim Haim = Elohim da Vida (I Sm 17:26)
EL ha Gadol = Elohim, O Grande (Jr 33:18)
EL ha Gadol Vehahora =Elohim Grande e Terrível (Ne 1:5;4:14)
EL Oser Pele= Elohim que faz Maravilhas (Sl 77:14,15)
EL Elohe Haruhot Lekolbasa = Elohim dos espíritos de toda carne (Nm 16:22;27:16)
EL Roí = Elohim Onisciente/que vê (Gn 16:13)
EL Adonai = Elohim,Meu Dono, Senhor (Gn 18:1-3)
Elohei ha’Shamaim ve Elohim ha’Eretz = Elohim dos Céus e da Terra (Gn 24:3)
EL Elohei Ysra'el = Elohim dos Elohais de Ysra'el (Gn 33:20)
YHWH El hei ha’Ivrim = YHWH (Nome Próprio) Elohim dos hebreus (Ex9:1)
YHWH Rofe’eka = YHWH que Sara (Ex 15:26)
YHWH Nissi = YYHWH é (minha) bandeira (Ex 17:15)
YHWH Ísh Milhamá = YHWH é homem de Guerra (Ex 15:3)
YHWH Mekadishkem = YHWH que Santifica (Lv20:8)
YHWH Shalom = YHWH é Paz (Jz 6:24)
EL Kanáh = Elohim Zeloso (Ex 20:5)
Adonai ha’Adonim = O Senhor dos Senhores (Dt 10:17)
EL Deot = Elohim das Sabedorias (I Sm 2:3)
EL Hai = Elohim Vivo (Jz 3:10)
Netsáh Ysra'el = A Força de Ysra'el (I Sm 15:29)
Elohei maachot Ysra'el = O Elohim das batalhas de Ysra'el (I Sm 17:45)
YHWH Charum = YHWH é Clemente (2Cr 30:9)
El Hanu = Elohim Misericordioso (Ne 9:31)
Eloáh Silihot = Elohim dos Perdões
YHWH Eloheinu = YHWH é nosso Elohim (Sl 8:1)
YHWHh Melek ha’Olam va’ed = YHWH Rei do Universo (Sl 10:16)
YHWH Roí = YHWH é meu Pastor (Sl 23:1)
Mélech há’Kevod = O Rei do Poder (Sl 24:7)
YHWH Izuz = YHWH Forte (Sl 24.8)
Mélech Gadol =O Rei Grande (Sl 47:2)
El Sali = Elohim Rocha Minha (Sl 42:9)
YHWH Norah = YHWH é Tremendo (Sl 47:2)
Shomêr Ysra'el = O Guarda de Ysra'el (Sl 121:4)
Gadol YHWH = O Grande YHWH (Sl 135.5)
Kadosh Ysra'el = O Santo de Ysra'el (Is 1:40
Migdal Óz = Torre Forte (Pv 18:10)
Avir Ysra'el = Cavaleiro de Ysra'el (Is 1:24)
YHWH Tsemá = O Renovo de YHWH (Is 4:20)
Kadosh Kadosh Kadosh = Santo, Santo, Santo (Is 6:3)
Imanu’El = Elohim Conosco, dentre nós (Is 7:14)
Pêle Ioêts = Maravilhoso Conselheiro (Is 9:6)
Sar Shalom = Príncipe da Paz (Is 9:6)
El Guibor = Elohim Forte (Is 9:6)
Avid Ad = Pai da Eternidade (Is 9:6)
Or Ysra'el = Luz de Ysra'el (Is 10:170)
YHWH Tsur Olamim = YHWH Rocha Eterna (Is 26:4)
El Tsur Ysra'el = Elohim Rocha de Ysra'el (Is 30:29)
YHWH Shofetenu = YHWH é nosso Juiz ( Is 30:22)
YHWH Mehokenu = YHWH é nosso Legislador ( Is 30:22)
YHWH Malekenu = YHWH é nosso Rei (Is 33:22)
El Mistater = Elohim Misterioso (Is 45:15)
Elohei Ysra'el Moshiach = Elohim, Salvador de Ysra'el (Is 45:15)
Borê ha’Shamaim = Criador dos Céus (Is 45:18)
Yotser ha’ Arêtz = Formador da Terra (Is 45:18)
Goalenu YHWH = YHWH, nosso Redentor (Is 47:4)
Goel Ysra'el = Redentor de Ysra'el (Is 49:7)
Elohe Amen = O Elohim é Rei e Fiel (Is 65:15)
Mikêv Ysra'el = Esperança de Ysra'el (Jr 14:8)
YHWH Tsidkêinu = YHWH, Justiça Nossa (Jr 23:6)
YHWH Makê = YHWH que castiga/que fere (Ez 7:9)
YHWH Shamma = YHWHh esta ali/ Yáhuh Presente (Ez 48:35)
YHWH Elohei Tsevaoth = YHWH, o loha dos Exércitos (Am 3:13)
Elohei Marom = O Elohim Excelso (Mq 6:6)
Atik Iomin = Antigo de Dias/Ancião de Dias (Dn 7:9,13,22)
El Guemulót = Elohim das recompensas (Jr 51:56)
El ha’Shamaim = Elohim dos Céus (Sl 136:26)
El Mina’al = Elohim que esta acima (Jó 31:28)
El Avraham, El Itz’chak vê El Ya’akov = Elohim de Abraão, Elohim de Isaque e Elohim de Jacó.
El Emet da Verdade (Sl 31:5,6; Dt 32:4)
El Doet = Elohim do Conhecimento (Sm 2:30)
El Elohe Ysra'el = El o Elohim de Ysra'el (Gn 33:20)
El ha’Kevod = Elohim da Majestade/Poder (Sm 29:3)
El Tsadik = Elohim Justo (Is 45:21)
Elohim Ehad = Elohim é Um (Ml2:10; Dt6:4)
El Yeshuath = Elohim Meu Salvador (Is12:2)
El Hayyay = Elohim da minha vida (Sl 42:8,9)
El Gomer’alay = Elohim que por mim tudo executa (Sl 57:3)
El Ma’uzzi = Elohim, minha fortaleza (2 Sm 22:33)
El ham’azereni Hail = Elohim concede a vingança ( Sl 18:32,33)
El hanoten nekamot li = Elohim que me vinga (Sl 18:47; 2 Sm 22:48)
El Meholeka = Elohim que me formou (Dt 32:18)
El Yeshurun = Elohim de Jesurun /que amou Ysra'el (Dt33:26)
El Nose = Elohim que Perdoa (Sl 99:8)
El Yeshuateinu = Elohim da nossa Salvação (Sl 68:19-21)
El Na’arats = Elohim Terrível (Sl 68:7,8)
El noken = Elohim Vingador (Sm 99:8; Na 1:2)
El nekan = Elohim de Vingança (Sl 94:1)
YHWH El Olam = YHWH Elohim Eterno (Gn21:33)
YHWH Irêh = YHWH Proverá (Gn 22:14)
Ehier Asher Ehier = Serei o que Serei (Ex 3:14)
Rohév Ba Aravót = O Cavaleiro das Nuvens (Sl 68:5)
YHWH Maoz Haiai = YHWH é a força da minha Vida (Sl 27:1)
Adon Olam = Senhor do Universo (Sl 117:2)
YHWH Rafá = YHWH que Cura.
Ha’Kadosh Baruch Hu = O Separado, Bendito seja Ele.
YHWH Abir Ysra'el= YHWH o Protetor de Ysra'el.
Ro’er Ysra'el = Pastor de Ysra'el.
Mélech ha’Melachim = Rei dos Reis.
Avivu Malkênu = Nosso Pai e nosso Rei.
Mélech Ysra'el = Rei de Ysra'el.
Malach ha’Brit = O Anjo da Aliança.
Rosh Pinaá = Cabeça de Esquina/Pedra angular.
Avinu= Nosso Pai.
YHWH Kodesh Israel = YHWHh o Santo/separado de Israel.
YHWH El há’Guibor = YHWH é Elohim Forte.
YHWH Borêh = YHWH Criador.
YHWH Magen Avraham = YHWH é o Escudo de Abraão.
Ain Sofh = “O Ilimitado”. O Título Supremo Para o Infinito de onde procede toda a criação. A Fundação de Tudo no Universo.
Alef e o Táv (Alfa e o Ômega no grego) = Princípio e Fim

Os Significados etimológicos dos Nomes
EL – ל א
- Segundo a tradição judaica, o nome “El” est| ligado { sefir| (Atributo) de Chessed (Favor/misericórdia).
- A maioria das vezes em que o termo “El” aparece, est| ligado a:
- Misericórdia (Dt. 4:31)
- Favor (Ex. 34:6)
- Perdão do Pecado (Sl. 86:15; Mi 7:18)
- Mosheh invocou ao Eterno pelo nome ל א “El” quando a
cura/restabelecimento dependia do perdão do pecado: Nm 12:13;
- Deriva da raiz hebraica “Alef-Vav-Lamed” א ו ל - que significa “ser
forte”. Portanto, “El” significaria “Poder”
- Quando a Bíblia diz que o Eterno é zeloso, o nome “El” é usado: Ex. 20:5; 34:14; Dt. 5:9 e 6:5, mostrando que o amor dEle deve ser único em nossas vidas.







OS 613 MANDAMENTOS

Lista dos 248 Preceitos Positivos

1. O primeiro preceito dentre os preceitos positivos: saber que existe a Divindade, conforme está escrito: "Eu sou Ado-nai, teu Deus…" - Ex 20:2; Dt 5:6. 2. Proclamar Sua unicidade - "Ado-nai é nosso Deus, Ado-nai é um". - Dt 6:4. 3. Amá-Lo - "Amarás a Ado-nai teu Deus…" - Dt 6:5. 4. Temê-Lo - "A Ado-nai teu Deus, temerás…" - Dt 6:13. 5. Orar - "Servireis a Ado-nai, vosso Deus…" - o servir é a oração [dirigida a Ele], conforme aprendemos através da "shemu'a". - Ex 23:25. 6. Ligar-se a Ele - "A Ele te ligarás…" - Dt 10:20. 7. Jurar em Seu Nome - "Em seu nome, jurarás…" - Dt 10:20. 8. Parecer-se com Ele em suas boas e retas ações - "Andareis por seus caminhos…" - Dt 28:19. 9. Santificar Seu nome - "…Santificar-me-ei no meio dos filhos de Israel…" - Lv 22:32. 10. Recitar o "Shemah Israel" duas vezes a cada dia - "...falarás nelas, ao te deitares e ao te levantares." - Dt 6:7. 11. Estudar a Torá, e ensiná-la - "As ensinareis a teus filhos…" - Dt 6:7. 12. Colocar tefilin (filactérios) na cabeça - "…Estarão por adorno entre teus olhos! - Dt 6:8. 13. Colocar tefilin (filactérios) no braço - "Amarrá-las-ás sobre tua mão…" - Dt 6:8. 14. Fazer tzitzit (fímbrias ou borlas) - "…e, farão para si fímbrias…" - Dt 22:12. 15. Colocar mezuzá (pergaminho contendo as duas primeiras partes do "Shemah Israel") nos umbrais das portas - Dt 6:9. 16. Reunir o povo para audiência da Torá na saída do ano sétimo - "...reúne o povo..." - Dt 31:12. 17. Escrever para si cada pessoa um "Sêfer Torá" - "Escrevei para vós mesmos este cântico…" - Dt 31:19. 18. Escrever o rei um segundo Sêfer Torá para si mesmo, um a mais do que todas as pessoas, para que tenha dois livros da Torá - "…escreverá para si cópia desta Torá…" - Dt 8:10. 19. Bendizer após o alimento - "…comerás, te fartarás, e bendirás…: Dt 8:10. 20. Construir um Templo - "…Farão para mim um Santuário…" - Ex 25:8. 21. Temer ao Templo - "…a meu Santuário, temereis…!" - Lv:19:30. 22. Vigiar o Templo sempre -- "…Tu, e contigo, teus filhos, diante da Tenda do Testemunho…" - Nm 18:2. 23. Trabalhar o levita no Templo - "Trabalhará o levita…" - Nm 18:23.
3
24. Santificar o cohen mãos e pés antes do Serviço Sagrado - "Lavarão Aharon e seus filhos…" - Ex 30:19. 25. Preparar velas no Templo - "Prepará-lo-ão Aharon e seus filhos…" - Ex 27: 21. 26. Abençoar os cohanim ao povo de Israel - "Assim abençoareis aos filhos de Israel…" - Nm 6:23. 27. Ordenar perante Deus pão e libânio a cada semana - "Porás sobre a mesa, o pão…" - Ex 28:30. 28. Queimar o incenso duas vezes a cada dia - "Queimará Aharon sobre ele o incenso a cada dia…" - Ex 30:7. 29. Manter o fogo sempre aceso sobre o altar - "fogo perpétuo sobre o altar…" - Lv 6:6. 30. Levantar o resquício do carvão queimado de sobre o altar - "…erguerá a cinza…" - Lv 6:3. 31. Enviar os impuros do [meio do] acampamento da "Shekhiná" , isto é, do Templo - "Enviarão do acampamento todo o que tenha "tzará'at" e todo o que tenha fluxo, e todo o que esteja impuro…" - Nm 5:2. 32. Honrar aos descendentes de Aharon, dando-lhes o primeiro lugar em todo assunto de santidade - "Portanto, o santificarás…" - Lv 21:8. 33. Vestir os cohanim (sacerdotes da casta aarônica) para o Serviço Sagrado roupas sacerdotais - "... que tenhas roupas de santidade…" - Ex 28:2. 34. Transportar a arca sobre o ombro, quando necessitar ser transportada - "Sobre o ombro o levarão …" - Nm 7:9. 35. Ungir aos Cohanim Gedolim (lit.: sumos-sacerdotes) e aos reis com óleo de unção - "…óleo de unção santa…" - Ex 30:31. 36. Estar os cohanim (lit sacerdotes - desc. da casta aarônica) trabalhando no Templo por vigílias, e nos festivais, todos juntos - "Quando vier o levita…além das vendas de seu patrimônio." - Dt 18:6-8. 37. Impurificar-se os cohanim (lit.: sacerdotes - desc. da casta aarônica) por seus familiares, enlutando-se por eles, assim como os demais filhos de Israel, que são ordenados sobre o luto - "…Por ela se impurificará." - Lv 21:3. 38. Casar-se o Cohen Gadol (lit.: sumo-sacerdote) somente com virgem - "…Ele tomará para si uma moça virgem." - Lv 21:13. 39. Sacrificar todos os dias os sacrifícios chamados "tamid" - (isto é, sacrifícios obrigatórios cotidianos - um pelo amanhecer, outro pelo entardecer -) "…Dois por dia, holocausto perpétuo…" - Nm 28:3. 40. Apresentar o Cohen Gadol "Minchá" (oferta) a cada dia - "…Esta é a oferta de Aharon e de seus filhos…"- Lv 6:13.
4
41. Acrescentar um sacrifício a cada Shabát - "…no dia de Shabát, dois carneiros … - Nm 28:9. 42. Acrescentar um sacrifício a cada "rôsh chôdesh" - "e no dia primeiro de teus meses…" - Nm 28:11. 43. Acrescentar um sacrifício na festividade do "Pêssach" - "...por sete dias sacrificareis…" - Nm 28:10. 44. Apresentar a "minchá" (oferta) do 'omer no dia seguinte ao primeiro dia do "Pêssach" com um carneiro - "…Trareis o 'omer…"- Lv 23:10. 45. Aumentar um sacrifício no dia de 'atzêret - "E no dia das primícias…" - Nm 28:26. 46. Trazer o pão com os sacrifícios a ser apresentados no dia de 'atzêret - "Desde vossas habitações, trareis…" - Lv 23:17. 47. Aumentar um sacrifício em Rosh ha-Shaná - "No sétimo mês, no dia primeiro…"- Nm 29:1. 48. Aumentar um sacrifício no dia do jejum, i.e., no dia de kipur (expiação) - "No décimo dia do sétimo mês…" - Nm 29:7, 8. 49. Realizar trabalho especial no Templo no dia de kipur (expiação) - "Com isto virá Aharon ao Santuário: com um novilho…" - Lv 16:3 e continuação. 50. Aumentar um sacrifício na festividade de Sucôt - "Apresentareis um sacrifício 'olá…" -Nm 29:13. 51. Acrescentar um sacrifício no dia de Shemini 'Atzêret, por ser uma festa à parte - "No dia oitavo…" - Nm 29:35. 52. Festejar nos "Regalim" (as três festividades anuais nas quais costuma-se comparecer no Templo) - "Três "Regalim" festejareis para mim…" - Ex 23:14. 53. Comparecer nos "Regalim" no Templo - "Três vezes ao ano ver-se-á cada um…" - Dt 16:16. 54. Alegrar-se nos "Regalim" - "Alegrar-te-ás em tuas festas…" - Dt 16:14. 55. Sacrificar o sacrifício do Pêssach - "Degolá-lo-á todo o povo…" - Ex 12:6. 56. Comer o Pêssch assado na noite de 15 do mês de Nissan - "Comereis a carne…" - Ex 12: 8. 57. Fazer o segundo Pêssach - "No segundo mês, no dia catorze…" - Nm 9:11. 58. Comer o segundo Pêssach com "matzá" (pão ázimo) e "maror" (erva amarga) - "Com "matzôt" e com "merorim" comé-lo-ão…" - Nm 9:11. 59. Fazer soar as Trombetas a cada sacrifício e nos períodos de angústia - "…e tocareis as trombetas…" - Nm 10:10. 60. Serem todos os sacrifícios de animais a partir do oitavo dia - "Do oitavo dia, em diante …" - Lv 22:27. 61. Serem todos os animais a serem sacrificados sem defeito - "sem defeito serão…" - Lv 22:21. 62. Salgar todos os sacrifícios - "Sobre todo sacrifício, sal…" - Lv 2:13.
5
63. Feitio do sacrifício "'olá" - "Se for seu sacrifício 'olá…" - Lv 1:3. 64. Feitio do sacrifício "ĥatát" - "Esta é a lei do sacrifício ĥatát…" - Lv 6:18. 65. Feitio do sacrifício "acham" - "Esta é a lei do sacrifício acham…" - Lv 7:1. 66. Feitio do sacrifício "shelamim" - "Esta é a lei da degola dos shelamim…" - Lv 7:11. 67. Feitio do sacrifício "minchá" - "E a alma que apresentar sacrifício minchá …" - Lv 2:1. 68. Trazer ao Bet Din um sacrifício, caso hajam cometido um erro na promulgação de alguma lei - "Se todo o povo de Israel errar…" - Lv 4:13. 69. Apresentar a pessoa que transgrediu um mandamento negativo sobre o qual incorre em pena de "carêt", caso haja transgredido inconscientemente - "quanto à alma que errar…" - Lv 5:1. 70. Apresentar a pessoa que tem dúvida se transgrediu um mandamento negativo sobre o qual deveria trazer um sacrifício "chatát", sendo este o chamado "asham talúi "- "E não soube, e achou-se culpado…trará seu sacrifício asham" - Lv 5:17, 18. 71. Apresentar a pessoa que transgrediu um mandamento negativo inconscientemente em casos de "me'ilá", roubo, ou com uma escrava designada para determinado escravo, ou que se desfez de certa garantia de empréstimo perante um Bet Din por juramento um sacrifício "Asham" - e é este o chamado "asham vadái" - no tratado Zebahim cp 5 Mishná 5 - e trouxeram vários versículos para tanto. 72. Sacrifício "'olê veiorêd" - "Caso não alcance sua mão…" - Lv 5:1-11. 73. Confessar perante Deus por toda transgressão que haja realizado, tanto no momento do sacrifício como não no momento do sacrifício - "E confessarão sua transgressão…" - Nm 5:6. 74. Apresentar o "zav" um sacrifício após estar purificado - "Quando estiver purificado o "zav"…" - Lv 15:13. 75. Apresentar a "zavá" um sacrifício após estar purificada - "Se estiver purificada…" - Lv 15:28. 76. Apresentar o "metzorá " um sacrifício após estar purificado - "...no dia oitavo, tomará…"Lv 14:10. 77. Apresentar a parturiente um sacrifício após estar purificada - "Ao completar-se os dias de sua purificação…" - Lv 12:6. 78. Dizimar os animais - "Toda dízima de bois e rebanhos…" - Lv 27:32. 79. Separar e sacrificar todo primogênito de animais puros - "Todo primogênito…" - Dt 15:19. 80. Redimir todo primogênito humano - "…redimirás todo primogênito…" - Nm 18:15. 81. Redimir o primeiro dentre os nascidos da besta - "…redimí-lo-ás com um carneiro…" - Ex 34:20. 82. Decapitá-lo, caso não o redima - "…se não o redimires, decapitá-lo-ás." - Ex 34:20. 83. Trazer todos os sacrifícios sobre os quais se obrigara, ou se comprometera no primeiro dos
6
três festivais anuais com o qual se deparar - "Ali virás, e ali trarás…"- Dt 12:5,6. 84. Sacrificar todos os sacrifícios unicamente no Templo - "Ali farás …" - Dt 12: 14 85. Cuidar do transporte dos sacrifícios do exterior da Terra de Israel, para o Templo - "Tão somente tuas cousas santificadas que tiveres, e tuas promessas tomarás, e virás…" - Dt 12:26 - através da Shemu'á sabemos que trata-se de sacrifícios de fora da Terra de Israel. 86. Redimir os animais designados a serem sacrificados que tenham algum defeito, para que sejam permitidos para alimentação geral - "…conforme todo desejo de tua alma comerás… o puro e o impuro, dela comerá, como se come veado e o cervo" - Dt 12:15. - através da Shemu'á sabemos que isto refere-se ao caso de animais designados a ser sacrificados que, por defeito que tenham, não podem ser, pelo que precisam ser redimidos, após o que tornam-se permitidos para todos os demais israelitas, deixando sua natureza sagrada para seu substituto. 87. Ser sagrado o substituto do sacrifício - "…será que ele e seu substituto serão sagrados…" - Lv 27:33. 88. Comer os cohanim os restojos do sacrifício minchá - "Suas sobras comerão Aharon e seus filhos…" - Lv 6:9. 89. Comer a carne dos sacrifícios "chatat" e "acham" - "Comê-las-ão, as que através delas tenham obtido expiação…" - Lv 29:33. 90. Incinerar a carne dos sacrifícios que se impurificou - "…quanto à carne na qual toque qualquer impuro…" Lv 7:19. 91. Queimar o resto dos sacrifícios - "…o que ficar da carne do sacrifício, no terceiro dia queimar-se-á…" - Lv 7:17. 92. O "nazir", que deixe crescer seu cabelo - "…deixará crescer o cabelo de sua cabeça…" - Nm 6:5. 93. Raspar o "nazir" sua cabeça ao trazer seu sacrifício, completando seus dias de "nazir", ou dentro deles, caso haja-se impurificado - "…caso morra sobre ele alguém de sua família…" - Nm 6:9. 94. Cumprir toda pessoa tudo o que houverem pronunciado seus lábios, seja em concernência aos sacrifícios, esmola, e assim por diante - "O que saíra de teus lábios, guardarás; e cumprirás" - Dt 23:4. 95. Julgar todos os casos de desfeita de juramentos conforme os juízos trazidos na Torá - 96. Ser impuro todo o que tocou em "nevelá" - "quando morrer algum animal…" - Lv 11:39. 97. Serem oito os seres impurificadores - "Estes serão para vós impuros…" - Lv 11:29. 98. Serem os alimentos aptos para receber impureza - "…de todo alimento…" - Lv 11:34. 99. Ser impura a mulher em estado de "nidá", podendo também impurificar . 100. Ser a parturiente impura como "nidá".
7
101. Ser o "metzor'á" impuro e impurificador. 102. Estar a roupa atingida pela "neg'á", impura e impurificante. 103. Estar a casa atingida pela "neg'á" impura e impurificadora. 104. Ser o "zav" impurificador. 105. Ser o derramamento de sêmem impurificador. 106. Estar a "zavá" impurificadora. 107. Ser o morto impurificante. 108. Ser "águas de nidá" impurificadoras para quem estiver puro e purificadoras para quem estiver impuro somente no caso de contato com algum morto. A maior parte dos pormenores destas leis de pureza e impureza já estão expressas na Torá Escrita. 109. Ser o sistema de purificação para todos os casos de impureza imersão em águas - "…lavará em águas toda sua carne …" - Lv 51:16. Através da "Shemu’á" sabemos que este 'lavar' que está escrito é levantar-se todo o corpo da água de uma só vez. 110. Ser a purificação da "tzará'at", tanto de seres humanos como de casas, por intermédio de madeira de cedro, hissopo, "shani tolá'at" e dois passarinhos e água viva - "Esta é a lei do "metzor'á:…" - Lv 14:2. 111. Estar o "metzor'á" totalmente depilado - "Será que no sétimo dia, depilar-se-á …" - Lv 14:9. 112. Estar o "metzor'á reconhecido por todos através das coisas que estão ditas a seu respeito: suas roupas estarão descosturadas, sua cabeça estará pelada, e deverá cobrir o rosto até o bigode com sua veste, devendo gritar: "tamê, tamê! " ("impuro, impuro!"). - Lv 13:45. - Similarmente, todos os demais impuros precisam fazer que saibam de seu estado. 113. Fazer com que esteja pronta para o uso a cinza da vaca vermelha - "Será para a congregação dos filhos de Israel…" - Nm 19:9. 114. (Promessa ao Templo) Dar o que valorizou certa pessoa sobre outra ou sobre si mesma, o preço que valha a pessoa de acordo com o que está na Torá - "O homem que jurar…" - Lv 27:2. 115. (Promessa ao Templo) Dar o que valorizou determinado animal impuro, seu valor, de acordo com o preço estabelecido na Torá - "…apresentará o animal…" - Lv 27:11. 116. (Promessa ao Templo) Dar sobre a própria casa o que avaliou o cohen - "…estabelecerá o cohen seu valor…" - Lv 27:14. 117. (Promessa ao Templo) Aquele que ofereceu seu campo para o Santuário, que dá seu valor de acordo com o estabelecido na Torá - "…será seu valor de acordo com sua sembra…" - Lv 27:16. 118. Pagar o que inconscientemente transgrediu o mandamento que proíbe a utilização de coisas santificadas seu valor estabelecido na Torá, acrescendo ao valor sua quinta parte - "…o que tirou do que é santificado, pagará…" - Lv 5:17.
8
119. Ser todo o produto de plantação sagrado em seu quarto ano (neta' revá'i) - "…será todo seu fruto santidade de louvores…" - Lv 19:24. 120. Deixar um canto do campo ("peá") sem colher para os pobres. 121. Deixar o que caiu ("lêqet") durante a colheita para os pobres. 122. Deixar o feixe esquecido ("shekhehá") durante a colheita para os pobres. 123. Deixar cachos de uva ("'olelôt") no parral para os pobres. 124. Deixar parte do parral ("pêret") para os pobres. 125. Trazer as primícias ao Templo - "…primícias do principal do fruto de tua terra…" - Ex 23:19. 126. Separar "terumá guedolá" - a oferta aos cohanim - de cada fruto da colheita - "…o princípio de tua colheita dar-lhe-ás…" - Dt 18:4. 127. Separar a dízima de cada fruto da colheita ("ma'asser levi") para o levita - "…toda a dízima da terra…" - Lv 27:30. 128. Separar a dízima de cada fruto da colheita para ser comido por seu dono em Jerusalém - Dt 14:22. Pela "shemu’á" sabemos que este verso refere-se ao "ma'asser sheni" (segunda dízima), que é comido pelo próprio dono em Jerusalém. 129. Estarem os levitas separando a dízima do que foi recebido por eles dos demais israelitas, entregando-a ao cohen - "…quanto aos levitas, dirás…"- Nm 18:27. 130. Separar a dízima de cada fruto da colheita para o pobre nos anos terceiro e sexto ("ma'asser 'ani") em lugar da dízima do levita ("ma'asser levi") - "…ao fim de cada três anos, tirarás toda dízima de tua colheita…" - Dt 14:28. 131. Confessar o "vidúi ma'asser" - "…direis perante Ado'nai teu Deus: '-Tirei todo o santificado de casa…' " - Dt 26:13. 132. Recitar sobre as primícias - "…responderás, e dirás diante de Ado'nai teu Deus:…" - Dt 26:5. 133. Separar a "ĥalá" - parte da massa dos cereais - para o cohen - "Da primícia de vossa farinha…" - Nm 15:20. 134. Descansar a terra no sétimo ano (shemitá) - "…no sétimo ano…" - Ex 23:11. 135. Descansar do trabalho da terra - "…de arar e colher, descansarás…" - Ex 34:21. 136. Santificar o quinquagésimo ano com descanso, como o sétimo - "…santificareis o ano quinquagésimo…" - Lv 25:10. 137. Fazer soar o toque do shofar ao quinquagésimo ano - "…fareis passar shofar…" - Lv 25:9. 138. Redimir a terra no ano quinquagésimo - "… em toda a terra…" - Lv 25:24. 139. Ser o redimir das casas construídas em cidades muradas até um ano - "E, o homem que vender sua casa…" Lv 25:29. 140. Contar os anos de "iovel" (quinquagésimo ano) e "shemitá" (sétimo ano) - "…contarás para
9
ti sete…" - Lv 25:8. 141. Desfazer-se das dúvidas contraídas para consigo no ano sétimo - "…todo o que emprestou…" - Dt 15:2. 142. Cobrar do estranho - "…do estrangeiro, exigirás; quanto à dívida de teu irmão, deixá-la-ás,…" - Dt 51:3. 143. Dar ao cohen a pata dianteira, a cara e o estômago do animal - Dt 18:3. 144. Dar ao cohen a primícia da tosquia - "… o princípio de tua tosquia, dar-lhe-ás…" - Dt 18:4. 145. Julgar os casos de "cherem" (coisas dedicadas sob juramento), sejam deles para Deus, ou para o cohen - "…tudo o que dedicar alguém a Deus…" - Lv 27:28. 146. Degolar o animal e a ave, para que estejam apropriados para a alimentação - "…degolarás de teu gado bovino e ovino…" - Dt 12:21. 147. Cobrir o sangue de animais campestres e da ave com terra, após a degola - "…cobrindo-o com terra…" - Lv 17:13. 148. Enviar do ninho o pássaro-mãe - "…enviarás a mãe…" - Dt 22:7. 149. Verificar sinais dos animais, discernindo entre o puro e o impuro - "…esses serão os animais que serão comidos…" - Lv 11:2. 150. Verificar sinais das aves, discernindo entre a pura e a impura - "Todo pássaro…" - Dt 14:11. 151. Verificar sinais dos gafanhotos, discernindo entre o puro e o impuro - Lv 11:21. 152. Verificar sinais dos peixes, discernindo entre o puro e o impuro - "Estes comereis, de tudo quanto há nas águas…" - Lv 11:9. 153. Determinar os meses, calculando anos e meses somente em tribunais - "Este mês será para vós o primeiro dentre os meses…" - Ex 12:2. 154. Descansar no dia de Shabát - "…no dia sétimo, descansareis…" - Ex 23:12. 155. Santificar o dia de Shabát - "Lembra-te do dia de Chabát para o santificar…" - Ex 20:8. 156. Exterminar o chamêtz (fermento dos cinco cereais) antes da festividade de Pêssach - "No primeiro dia, exterminareis…" - Ex 12:15. 157. Relatar sobre a saída do Egito na primeira noite de Pêssach - "Contarás a teu fiho naquele dia …" - Ex 13:8. 158. Comer matzá (pão ázimo) na primeira noite - "…ao anoitecer, comereis matzôt…" - Ex 12:18. 159. Descansar no primeiro dia da festividade de pêssach - "no primeiro dia,…" - Ex 12:16. 160. Descansar no sétimo dia da festividade de pêssach - "…e no dia sétimo,…" - Ex 12:16. 161. Contar desde o primeiro dia de colheita do 'ômer 49 dias - "Contareis para vós no dia seguinte…" - Lv 23:15. 162. Descansar no quinquagésimo dia após o primeiro dia de pêssach - "…declarareis esse
10
mesmo dia…" - Lv 23:21. 163. Descansar no primeiro dia do sétimo mês (rôsh ha-shaná) - "…no primeiro do mês, será para vós…" - Lv 23:24. 164. Jejuar no dia décimo desse mês (iom kipur) - "…no décimo dia do mês angustiareis …" – Lv 15:29. 165. Descansar no dia deste jejum - Lv 16:31. 166. Descansar no primeiro dia da festividade de sucôt (cabanas) - "…no primeiro dia…" - Lv 23:35. 167. Descansar no oitavo dia desta festividade - "…o oitavo dia, será…" - Lv 23:36. 168. Habitar na "sucá"(cabana) por sete dias - Lv 23:42. 169. Levantar (nesta festividade) por suas mãos as quatro espécies ("netilat lulav" ), que são: folhas de tamareira, folhas de salgueiro, folhas de mirta e uma cidra (o fruto). - Lv 23:40. 170. Ouvir o toque do shofar em rosh ha-Shaná - "...dia de sonido de shofar será para vós…" - Nm 29:1. 171. Dar a metade de um siclo ("shêqel" - dinheiro da época da Torá) a cada ano - Ex 30:13. (Não confundir com a atual moeda chamada "shêqel".) 172. Escutar tudo o que disser um profeta em qualquer geração, desde que não aumente nem diminua o que está na Torá - "…a ele ouvireis…" - Dt 18:15. 173. Entronar um rei sobre o povo de Israel - "…entronareis sobre vós um rei…" - Dt 17:15. 174. Ouvir tudo o que disser o Bet Din ha-Gadol (Sanedrin) - "…de acordo com o juízo que eles te disserem, farás…" - Dt 17:11. 175. Seguir a maioria, caso haja discussão no Sanedrin em algum pormenor de alguma lei - "…após a maioria, para entornar." - Ex 23:2. 176. Nomear juízes e policiais para toda comunidade israelita - "Juízes e policiais…" - Dt 17:18. 177. Equiparar os indivíduos a serem julgados em questões pendentes entre si quando se encontrem perante o tribunal - "…com justiça julgarás…" - Lv 19:15. 178. Testemunhar no tribunal quem tiver testemunho de algo - "…e ele é testemunha, ou viu ou soube…" - Lv 5:1. 179. Inquirir muitíssimo as testemunhas - "Averiguarás e inquirirás, e perguntarás bem…" - Dt 13:15. 180. Fazer com as falsas testemunhas o que buscaram causar a sua vítima no julgamento - "…fareis a ele o que intentou fazer…" - Dt 19:19. 181. Decapitar a novilha conforme seu preceito - "…decapitarão a égua junto ao ribeiro…" - Dt 21:4. 182. Preparar seis cidades de refúgio para que nelas se refugie o homicida inconsciente -
11
"…prepara teu caminho…" - Dt 19:3. 183. Dar aos levitas cidades para que nelas habitem, sendo também elas refúgio - "…darão aos levitas cidades…" - Nm 35:2. 184. Construir um pretil - "…construirás um pretil para teu teto…" - Dt 22:8. 185. Destruir a idolatria e tudo e todo o que lhe for servidor - "…destruirás…" - Dt 12:2. 186. Matar os habitantes da cidade desviada ('ir nidáĥat) e queimá-la - "…e queimarás a cidade por fogo, com tudo o que nela há…" - Dt: 13:17. 187. Destruir os sete povos (os cananeus) da Terra de Israel - Dt 20:17. 188. Destruir toda a descendência de 'Amaleq - "…apagarás a memória de 'Amaleq…" - 189. Lembrar o que nos fez 'Amaleq, sempre - "Lembra do que te fez 'Amaleq…" - Dt 13:17. 190. Fazer a guerra permissiva de acordo com o escrito na Torá - "Quando te aproximares de alguma cidade…" - Dt 20:10. 191. Ungir um cohen para a guerra - "E será, quando te aproximares da guerra, aproximar-se-á o cohen…" - Dt 20:2. 192. Preparar um local no acampamento para necessidades fisiológicas - "…um local terás fora do campamento…" - Dt 23:13. 193. Preparar um instrumento pequeno para cavar - "Uma cunha terás…" - Dt 23:14. 194. Devolver o roubo - "…devolverá o roubo…" - Lv 5:23. 195. Dar esmola - "Abrirás tua mão…" - Dt 15:8. 196. Dar presente ao escravo hebreu - bem como à escrava hebréia - Dt 15:14. 197. Emprestar ao pobre - "…se prata emprestares a meu povo…" - Ex 22:24. - "se" que está dito aqui não é para indicar permissividade, senão obrigatoriedade, conforme Dt 15:8. 198. Emprestar para o estrangeiro por juros - Dt 23:21 - pela Shemu'á sabemos ser um mandamento. 199. Devolver o objeto dado como garantia para seu respectivo dono - "…devolver-lhe-ás…" - Dt 24:13. 200. Pagar o salário do trabalhador a seu tempo - "…em seu dia, darás seu pagamento." - Dt 27:15. 201. Que possa o assalariado comer durante o tempo em que está empregado - "…quando venhas ao parral de teu irmão…" - Dt 23:25-26. 202. Tirar a carga de cima de outro israelita, ou de sobre seu animal - Ex 23:5. 203. Erguer a carga de outro israelita, colocando-a sobre ele, auxiliando-o, bem como sobre seu animal - Dt 22: 4. 204. Devolver um objeto perdido - "devolvê-lo-ás a teu irmão." - Dt 22:1. 205. Amar todos os filhos do pacto - "Amarás a teu irmão como a ti mesmo…" - Lv 19:17.
12
206. Exortar ao que erra - "...exortarás a teu irmão sem levar sobre ti culpa por ele..." - Lv 19:17. 207. Amar ao convertido ao pacto - "Amarás ao peregrino…" - Dt 10:19. 208. Fazer justas as balanças e pesos - Lv 19:36. 209. Honrar aos sábios da Torá - "…diante da velhice, levanta-te…" - Lv 19:32. 210. Honrar pai e mãe - "Honra a teu pai e a tua mãe…" - Ex 20:12. 211. Temer pai e mãe - "Cada um, tema a seu pai e a sua mãe…" - Lv 19:3. 212. Frutificar e multiplicar - Gn 9:7. 213. Ter relações somente através de "qidushin" - "Quando tomar um homem mulher…" - Dt 24:1. 214. Alegrar o noivo sua (nova) esposa por um ano - Dt 24:5. 215. Circuncidar o filho - "…no dia oitavo, cortará a carne de seu prepúcio." - Lv 12:3. 216. Tomar a esposa do irmão que falecera sem filhos ("ibum") - Dt 24:5. 217. Descalçar a mulher do irmão falecido o sapato do que deve tomá-la para si perante um tribunal, caso não aceite tomá-la, deixando-a livre para casar-se com quem quer que seja. - "…tirará seu sapato de seu pé…" - Dt 25:9. 218. Quem forçou uma moça a ter relações consigo, tomá-la por esposa - "...para ele será por mulher..." - Dt 22:29. 219. Ficar o que inventou falsidades sobre sua esposa com ela para sempre, sem direito a divórcio - "…não poderá enviá-la por todos seus dias." - Dt 22:19. 220. Condenar o sedutor a pagar 50 sheqalim (shêqel da época da Torá - chamada "siclo" em idioma português), bem como julgá-lo de acordo com os demais pormenores desta lei. - "…Ex 22:15. 221. Fazer com a mulher conquistada durante a guerra conforme o que está escrito na Torá - "…verás no meio dos presos de guerra uma mulher bonita…" - Dt 21:11. 222. Divorciar por documento - "…escreverá para ela…" - Nm 24:1. 223. Fazer com a "sotá" (mulher sobre a qual recai suspeita de adultério) conforme o escrito na Torá - "…fará a ela o cohen…" - Nm 5:30. 224. Castigar os iníquos com açoites - "…derrubá-lo-á o juiz, e o golpeará…" - Dt 25:2. 225. Enviar para o exílio numa das cidades de refúgio o assassino não intencional, morando lá até o falecimento do Cohen Gadol - "…viverá nela até morrer o Cohen…" - Nm 35:25. 226. Matar o Sanedrin os condenados com "Sêif" - (tipo de espada oriental) - "…vingará…" - Ex 21:20. 227. Matar o Sanedrin os condenados por enforcamento - "…morrerão o adúltero e a adúltera…" - Lv 20:10. 228. Matar o sanedrin por queimamento - "…em fogo queimarão tanto a ele como a elas…" - Lv
13
20:14. 229. Matar o Sanedrin por apedrejamento - "…apedrejá-lo-eis…" - Dt 22:14. 230. Pendurar o cadáver daquele que, pela Torah, incorre nesta pena - "…pendurá-lo-ás num madeiro…" - Dt 21:22. 231. Enterrar o condenado no mesmo dia - "…sepultá-lo-ás naquele mesmo dia…" - Dt 21:23. 232. Julgar o escravo hebreu segundo os pormenores prescritos a seu respeito - "Quando adquirires um escravo hebreu…" - Ex 21:2. 233. Comprometer para casamento a escrava hebréia - "…que para si destinou-a…e, se para seu filho…" - Ex 21:8,9. 234. Redimir a escrava hebréia - "…redimi-la-ás…" - Ex 21:8. 235. Escravizar o escravo cananeu para sempre - "…para sempre os dominareis para escravidão…" - Lv 25:46. 236. Pagar o que golpeou outro israelita com dinheiro, de acordo com o que haja feito - "…quando contenderem dois homens, e golpear um deles…" - Ex 21:18. 237. Julgar prejuízos de animais, ou do que se assemelhe - "…quando o boi de alguém ferir o boi de outro…" - Ex 21:35. 238. Julgar prejuízos de um buraco aberto, ou do que se assemelhe a isto - "Quando alguém cavar um buraco…" - Ex 21:33. 239. Condenar o ladrão a pagar (pagamentos variados em casos variados) ou à morte, em casos de seqüestro: "Quando roubar…" - Ex 21:37; 22:1 - "Aquele que sequestrou alguém e o vendeu…" - Ex 21:16. 240. Julgar prejuízos de queima (e seus derivados): "Quando alguém incendiar um campo, ou um parral…" - Ex 22:4. 241. Julgar prejuízos do fogo (e derivados) - "Quando sair um fogo, e encontrar espinhos…" - Ex 22:5. 242. Julgar o caso de "shomer chinam - i.e., alguém sob cuja guardia encontrava-se algo, sem que se fizesse responsável por aquilo deliberadamente - "Quando der alguém a outro dinheiro ou utensílios para guardar…" - Ex 22:6. 243. Julgar os casos de "shomer sakhar" (quem guarda algo por pagamento ou se fez responsável por aquilo, comprometendo-se) e "sokher" (quem alugou algo) - "Quando der alguém a outro um burro ou um boi…" - Ex 22:9. 244. Julgar o caso do "shoel" - i.e., quem tomou algo de alguém emprestado para uso - "Quando alguém pedir de outro…" - Ex 22:13. 245. Julgar casos de comércio - "Quando algo venderdes a alguém…" - Lv 22:14. 246. Julgar casos de "to'en ve nit'an" - (ex: "- Te emprestei um relógio e um livro!" - e o outro diz:
14
"- Não; emprestaste um livro, unicamente!") - "…Sobre todo caso culposo…" - Ex 22:8. 247. Livrar o indivíduo perseguido de seu perseguidor, mesmo à custa da vida do perseguidor - Dt 25:12. 248. Julgar os casos de herança da Terra: "Quando morrer um homem, e não tiver filho…" - Nm 27:11.
15

Lista dos 365 Preceitos Negativos

1. O primeiro preceito dentre os preceitos negativos: não pensar que há outro Deus além de Ado-nai - "…Não terás outros deuses diante de mim!" - Ex 20:3; Dt 5:7. 2. Não fazer imagens de escultura, nem pelas próprias mãos, nem pelas mãos de outrem - "Não farás para ti escultura…" - Ex 20:4; Dt 5:8. 3. Não fazer objetos de idolatria, mesmo que seja para outros - "…deuses de imagens, não fareis…" - Lv 19:4. 4. Não fazer imagens nem para embelezamento, mesmo que não sejam para idolatria - "…não fareis comigo…" - Ex 20:23. 5. Não curvar-se perante ídolos, mesmo que não seja o modo de serví-los o curvar-se - Ex 20:3. 6. Não fazer para ídolos coisas ou atos que sejam a forma de serví-los - "…não os servireis…" - Ex 20:4. 7. Não fazer passar o filho sobre o fogo para Môlekh - "…de tua semente, não dareis a Môlekh." - Lv 18:21. 8. Não fazer trabalho de ôv - "Não dirigir-te-ás aos 'ovôt' …" - Lv 19:31. - (Para melhor compreensão - v. preceito número 36.) 9. Não fazer trabalho de 'ide'oni' - "…e, aos 'ide'onim' …" - Lv 19:21. (Para melhor compreensão - v. preceito número 37.) 10. Não dirigir-se à idolatria - "Não vos dirigireis aos ídolos…" - Lv 19:4. 11. Não levantar lápide própria para idolatria - "Não erguereis 'matzevá' …" - Dt 16:22. 12. Não preparar uma pedra para colocar sobre ela a cabeça quando orar (êven maskit") - " 'Even-maskit' não colocareis em vossa Terra…" - Lv 26:1. 13. Não plantar árvores no Templo - "Não plantarás para ti 'acherá', toda árvore…" - Dt 16:21. - 14. Não jurar por nomes de idolatrias para os que nela crêem, nem fazer com que eles jurem por ela - "..Nomes de outros deuses não fareis lembrar, não se escutará de sua boca…" - Ex 23:13. 15. Não desviar o povo de Israel em geral para idolatria ("madiach") - "…não se escutará de sua boca…" - este escrito é também um aviso para o "messit" - o que converte judeus a outros caminhos - Dt Ex 23:13. 16. Não desviar nem sequer um filho de Israel após idolatrias ("messit") - Dt 13:12. 17. Não amar o desviador ("messit") - "…não o quererás…" - Dt 13:9. 18. Não deixar de odiar ao "messit" - "…não o ouvireis…" - Dt 13:9. 19. Não livrar o "messit" da morte de forma alguma, mas deixá-lo morrer apesar da possibilidade que possa ter de salvá-lo - "…não terás dele piedade…" - Dt 13:9. 20. Não buscar méritos para o "messit", quem foi por ele contatado para servir idolatrias - "…Não
16
terás misericórdia dele…" - Dt 13:9. 21. Não calar-se aquele que foi contatado pelo "messit" no que concerne em achar motivos para que seja morto - "…não o defendas…" - Dt 17:9. 22. Não tirar proveito do que pertence ou pertenceu à idolatria - "…não desejarás nem o ouro nem a prata que esteja sobre eles…" - Dt 7:25. 23. Não reconstruir [qualquer] "'ir nidáchat" ("cidade desviada para a idolatria") para que seja como antes - "…não será reconstruída…" - Dv 13:17. 24. Não tirar proveito do dinheiro da "cidade desviada" - "…não se prenderá à sua mão nada…" - Dt 13:18. 25. Não tirar proveito de nenhuma idolatria, nem de seus utensílios, nem do que apresentam diante dela (velas, vinho, hóstias, incenso, etc), nem do vinho despejado em seu altar - "…abominação não trareis para tua casa…" - Dt 7:26. 26. Não profetizar em seu nome - "…aquele que falar em nome de outros deuses…" - Dt 18:20. 27. Não profetizar falsamente - "...que falar intencionalmente em Meu Nome o que não ordenei…" - Dt 18:20. 28. Não ouvir o profeta que fala em nome de idolatrias - "…não escutarás as palavras daquele profeta…" - Dt 13: 4. 29. Não deixar de matar o profeta falso, e não temê-lo - "…não o temerás - Dt 18:22. 30. Não andar de acordo com a forma de andar dos idólatras (costumes, vestimentas, etc), nem segundo suas leis - "…não andareis segundo as leis das nações…" - Dt 20:23. 31. Não fazer encantos (não fazer truques imaginários, nos quais a pessoa pensa estar vendo algo extraordinário, que na realidade, não ocorreu) - "…não se achará em ti…" - Dt 18:10. 32. Não fazer o "feitio de 'onen" - o que é "feitio de 'onen"? por exemplo, quem diz: " - Tal dia será bom para isto e aquilo; tal dia será um dia de azar!" " - Se para fulano irá bem; para ciclano, irá mal." "- Isto será sinal de boa sorte para mim!" - e demais afirmações e crendícies dessa classe - tudo isto é feitio de 'onen. - "…não façam feitio de 'onen" - Lv 19:26. 33. Não adivinhar - "…e não adivinhareis" - Lv 19:26. 34. Não fazer nenhum tipo de feitiço ou magia (branca ou negra) - "Não se achará em teu meio… feiticeiro…" - Dt 18:10. 35. Não fazer "ĥôver" - e, que é "ĥôver"? -por exemplo, alguém diz: "Se você proferir certas palavras assim e assim, a cobra não te fará mal algum!" - ou que diz palavras inintelegíveis, pensando que aquelas pronunciações servem para algo, tudo isso é "ĥôver". - Dt 18:11. 36. Não consultar um "ôv" – que é "ôv"? Por exemplo, os que costumam tomar em sua mão um ramo de mirta, acendendo certo tipo de incenso, pronunciando certas palavras especiais, conhecidas unicamente pelos que fazem essas coisas, fazendo com que pareça para o
17
consultador que este ouve vozes que vêm do solo, as quais respondem às suas perguntas. Outro tipo de "ôv": quem toma em suas mãos uma caveira e oferece-lhe incenso, perguntando-lhe suas questões, até que lhe pareça estar ouvindo uma voz que vem debaixo de suas axilas, dando-lhe respostas para suas perguntas. Isto é o "ôv" que a Torá proibiu. - Dt 18:11. 37. Não consultar "ide'oni" – e, que é "ide'oni"? – Alguém coloca na boca um osso de certa ave, acende incenso e faz mais alguns feitios estranhos, até cair como que desmaiado, balbuciando certas palavras. - Dt 18:11. 38. Não consultar os mortos através de sonho – Dt 18:11. 39. Não vestir a mulher indumentárias próprias para homens, ou enfeites maculinos – "Não estará utensílio masculino sobre a mulher…" – Dt 22:5. 40. Não vestir o homem indumentárias próprias para mulheres, ou enfeites femininos – "Não estará sobre o homem utensílio feminino…" – Dt 22:5. 41. Não escrever sobre o corpo, conforme fazem os idólatras – "…tatuagens, não fareis sobre vós…" – Lv 19:28. 42. Não vestir "sha'átnez" – vestes compostas de lã e linho, que era o costume dos sacerdotes das idolatrias da antiguidade – "Não vestirás "sha'átnez"…" – Dt 22:11. 43. Não cortar o cabelo arredondado, tirando as porções que se encontram na parte dianteira às orelhas ("peôt"), que era o costume dos sacerdotes idólatras da antiguidade – Lv 19:27. 44. Não tirar toda a barba, conforme faziam os idólatras no passado – Lv 19:27. 45. Não fazer arranhamentos no corpo, por ser costume dos idólatras – Dt 14:1. 46. Não habitar na Terra do Egito – "…não voltareis mais por este caminho.." – Dt 17:16. - (Apesar do linguajar da Torá, a proibição é de regressar para morar lá permanentemente.) 47. Não seguir o sentir do coração, ou após o que os olhos vêem – "…não seguireis após vossos corações e após vossos olhos…" – Nm 15:39. 48. Não fazer pacto com nenhum dos sete povos que habitavam outrora a Terra de Israel - "…Não fareis pacto com eles…" – Dt 7:2. 49. Não deixar em vida nenhum dos sete povos (os cananeus) que povoaram a Terra de Israel – "…Não deixareis viva nehuma alma…" – Dt 20:16. 50. Não ter piedade dos idólatras – "…Não tereis piedade deles…" – Dt 7:2. 51. Não deixar idólatras viver em nossa Terra – "…Não habitarão em tua terra…" – Ex 23:33. 52. Não casar-se com os idólatras – "…Não vos casareis com eles…" – Dt 7:3. 53. Não se case um amonita ou moabita com uma filha de Israel para sempre – "…Não virá amonita ou moabita a pertencer ao povo de Deus…" – Dt 23:4. 54. Não distanciar os descendentes de Essav (Esaú) da possibilidade de pertencer ao povo judeu a não ser por apenas três gerações – "…Não abominareis o idumeu…" – Dt 23:8.
18
55. Não distanciar os egípcios da possibilidade de pertencer ao povo judeu a não ser por apenas três gerações – "…Não abominareis o egípcio…" – Dt 23:8. 56. Não intimar para paz o povo de amon e o povo de moab no momento de guerra, como se faz com as demais nações – "…Não buscareis sua paz e seu bem…" – Dt 23:7. 57. Não destruir árvores frutíferas – "…Não destruireis suas árvores…" – Dt 20: 19. Demais cousas como roupas e alimentos estão incluídas neste preceito. 58. Não temerem os homens de guerra quando houver, não ter medo de algum de seus inimigos – Dt 7:21. "…Não temereis…" – Dt 3:22. 59. Não deixar passar de nosso coração o mau feitio de 'Amaleq, conforme nos fez – "Não esquecereis…" – Dt 25:19. 60. Não amaldiçoar a Deus – "A Deus não amaldiçoarás…" – Ex 22:27. – Está escrito sobre seu castigo: "Quem amaldiçoar a Deus, morrerá…" – Lv 27:16 – e esta é a regra geral: todo lugar onde se encontra pena de "carêt" ou morte por tribunal, trata-se de um mandamento negativo, exceto a circuncisão e o sacrifício de Pêssach, que têm por penalidade "carêt", e são positivos. 61. Não jurar falsamente – "…Não jurareis por meu nome mentirosamente…" – Lv 19:12. 62. Não jurar em vão – "Não tomareis o Nome de Ado-nai teu Deus em vão…" – Ex 20:7. 63. Não profanar o nome do Santo, Bendito é Ele – "…Não profanareis meu Santo Nome…" – Lv 22:32. 64. Não por a prova a palavra de Deus – "Não provareis a Ado-nai vosso Deus…" – Dt 6:16. 65. Não destruir o Templo, sinagogas ou casas de estudo de Torá. Similarmente, não apagar os nomes santificados de Deus, idem escritos sagrados – "…destruí-los-á; não fareis assim a Ad' vosso Deus!" – Dt 12:3,4. 66. Que não pernoite o crucificado sobre o madeiro – "…não pernoitará seu cadáver sobre o madeiro…" – Dt 21:23. 67. Não deixar sem guarda o Templo – "guardareis a vigília sagrada…" – Nm 18:5. 68. Que não entre um cohen ao Santuário em qualquer momento – "…não virá a qualquer momento ao Santuário" - Lv 15:2. 69. Que não entre um cohen defeituoso do Altar para dentro – "…não virá ao "parôkhet" " – Lv 21:23. 70. Que não trabalhe um cohen defeituoso no Templo – "…que tenha algum defeito…" – Lv 21:17. 71. Que não trabalhe no Templo o Cohen que tenha um defeito passageiro – "…todo homem que tiver algum defeito não se aproxime…" – Lv 21:18. 72. Que não ocupem-se os levitas no trabalho dos cohanim, nem os cohanim no trabalho dos levitas – "aos utensílios sagrados não deverão vir, nem se aproximem do altar, tanto eles como
19
vós …" – Lv 18:3. 73. Que não entre ao Templo nem declare uma resolução legislativa da Torá alguém que haja tomado vinho – "…vinho e bebida forte não tomareis ao vir ao Tabernáculo…" – "…e para ensinar aos filhos de Israel…" – Lv 10:9-11. 74. Que não trabalhe um estranho no Templo – "…e estranho não aproximar-se-á de vós…" – Nm 18:4. 75. Que não trabalhe um cohen impuro – "…se abstenham dos "qodashim" dos filhos de Israel…" – Lv 22:2. 76. Que não trabalhe um cohen que haja feito imerso enquanto não haja entrado o sol – "…e não profanarão…" – Lv 21:6. 77. Que não entre um sacerdote impuro ao átrio – "…e não profanarão seu acampamento…" – Nm 5:3. – Acampamento aqui é o acampamento da "Shekhiná". 78. Que não entre nenhum impuro ao acampamento dos levitas, que é o Monte Moriá após sua escolha por Deus por todas as gerações – "…não virá dentro do acampamento." – Dt 23:11 – trata-se do acampamento de levitas. 79. Não construir o Altar com pedras lavradas – "…não contruirás de pedras lavradas.." – Ex 20:25. 80. Não subir por passos largos ao altar, senão juntando o dedo maior ao calcanhar – "…não subirás por degraus a meu Altar…" – Ex 20:26. 81. Não oferecer incenso nem sacrificar no Altar de Ouro – "…não fareis subir a ele incenso estranho…" – Ex 30:9. 82. Que não se apague o fogo de sobre o Altar – "…fogo perpétuo arderá sobre o Altar, não se apagará…" – Lv 6:6. 83. Não fazer segundo a fórmula do óleo de unção – "…segundo sua fórmula não fareis…" – Ex 30:32. 84. Não ungir com o óleo de unção ao estranho – "sobre a carne de pessoa alguma será derramado…" – Ex 30:32. 85. Não preparar segundo a fórmula do incenso – "…segundo sua fórmula não fareis…" – Ex 30:37. 86. Não tirar os panos da Arca – "…não serão tirados dela…" – Ex 25:16. 87. Não separar jamais o "chôshen" de sobre o "efôd" – "…não separarar-se-á de sobre o efôd." – Ex 28:28. 88. Que não se rasgue a túnica superior do Cohen Gadol, nem mesmo para que se faça uma gola para o pescoço. Deve ser feita desde o princípio com o propósito final de que seja inconsútil, sem que seja cortada para nada – "…não será rasgada." – Ex 28:32.
20
89. Não sacrificar fora do local designado – "…cuida-te de não sacrificares teus holocaustos…" – Dt 12:13. 90. Não degolar animais a serem sacrificados fora do lugar designado – "O homem que degolar um touro ou um carneiro, sem trazê-lo ao portal do Tabernáculo…" – Lv 17:3,4. 91. Não designar animais defeituosos para sacrifícios – "Todo o que tenha defeito, não apresentareis para sacrifício…" – Lv 22:20. – Esta proibição é concernente apenas à designação em si. 92. Não degolar defeituosos para sacrifícios – "…não sacrificareis estes para Deus…" – Lv 22:22. 93. Não lançar o sangue dos animais defeituosos sobre o Altar – "…não apresentareis…" - esta é a proibição do lançamento do sangue. – Lv 22:24. 94. Não apresentar incenso dos sebos dos animais defeituosos – "Não apresentareis deles…" – Lv 22:22. 95. Não sacrificar animal que tenha defeito passageiro – "Não sacrificareis para teu Deus touro ou cordeiro…" – Dt 17:1. 96. Não sacrificar animal defeituoso que haja sido apresentado pelo gentio – "…da mão do estrangeiro não apresentareis para sacrifício." – Lv 22:25. 97. Não causar defeito nos animais a serem sacrificados – "…defeito não haverá nele…" – Lv 22:21 – Quer dizer, não farás com que haja nele. 98. Não apresentar levedo ou mel – "…todo levedo e todo mel não apresentareis por incenso…" – Lv 2:11. 99. Não apresentar insosso – "Não deixarás o sal do pacto de teu Deus…" – Lv 2:13. 100. Não trazer para sacrifícios o que fora dado como pagamento de prostituta ou pagamento em geral – "Não trareis pagamento de prostituta ou preço de cachorro…" – Dt 23:19. 101. Não matar um animal e seu filho no mesmo dia, seja em questões de sacrifícios ou não – "…a ele e a seu filho não degolareis no mesmo dia…" – Lv 22:28. 102. Não colocar azeite de oliva sobre o sacrifício "minchá" de um transgressor não intencional – "…não porás sobre ela óleo…" – Lv 5:11. 103. Não colocar gálbano sobre o sacrifício de "minchá" de um transgressor não intencional – "Não colocará sobre ela gálbano.." – Lv 5:11. 104. Não colocar azeite de oliva sobre a "minchá" de "sotá" – "…não despejará sobre ela óleo…" – Nm 5:15. 105. Não colocar gálbano sobre a "minĥá" de "sotá" – "…não colocará sobre ela gálbano…" – Nm 5:15. 106. Não trocar os animais designados para sacrifícios por outros – "…não o trocará…" – Lv
21
27:10. 107. Não mudar sua designação de sacrifício de uma classe para outra, como está escrito sobre o primogênito: "…não designá-lo-á ninguém…" – Lv 27:26. Quer dizer, não o sacrificará com outra designação que não seja a sua própria. 108. Não redimir o primogênito de um animal puro – "Mas, primogênito de touro…não será redimido." – Nm 18:17. 109. Não vender a dízima do animal – "…não será redimido…" – Lv 27:28. 110. Não vender o campo do "cherem", - "...não será vendido." - Lv 27:28. 111. Não redimir o campo do "cherem", - "...não será redimido." - Lv 27:28. 112. Não separar a cabeça do sacrifício "chatát" de aves ao fazer a "meliqá" - "Fará "meliqá" em sua cabeça por sobre sua nuca..." - Lv 5:8. 113. Não trabalhar com animais de "qodashim" - "Não trabalharás com o primogênito de teu boi..." - Dt 15:19. 114. Não tosquiar animais de "qodashim" - "Não tosquiarás o primogênito de teu rebanho..." -Dt 15:19. 115. Não degolar o Pêssach enquanto ainda existir "chametz" - "não sacrificarás sobre o "chametz"..." - Ex 23:18. 116. Não deixar passar a noite sobre os membros do sacrifício Pêssach, que não se invalidem por passagem noturna. - "Não descansará o sebo de meu (sacrifício) festival até o amanhecer..." - Ex 23:18. 117. Não deixar sobrar carne do sacrifício Pêssach, - "Não deixareis sobrar dele até o amanhecer..." - Ex 12:10. 118. Não deixar do sacrifício do dia 14 para o terceiro dia - "...não descansará da carne..." - Dt 16:14. - pela "shemu'á" aprendemos que isto se refere ao sacrifício Pêssach, que o segundo dia dele é o terceiro para sua degola. 119. Não deixar passar a noite o sacrifício do segundo Pêssach, até o amanhecer - "Não deixarão sobrar dele até o amanhecer..." - Nm 9:12. 120. Não deixar a carne do sacrifício "Todá" até o amanhecer - "Não deixarão sobrar dele até o amanhecer..." - Lv 22:30. - esta lei é equivalente para todos os demais sacrifícios; nenhum pode ser deixado para depois do tempo determinado para seu consumo. 121. Não quebrar nenhum osso no sacrifício Pêssach, - "...nenhum osso quebrareis nele" - Ex 12:46. 122. Não quebrar nenhum osso no sacrifício Pêssach sheni (o segundo sacrifício, efetuado um mês após, para quem estava impedido de tomar parte no primeiro), - "...nenhum osso quebrareis nele" - Nm 19:12.
22
123. Não tirar nenhum pedaço de carne do Pêssach do grupo que o come - "...não tirareis da casa..." - Ex 12:46. 124. Não fazer chametz dos restos das menachôt - "Não assarás fermentado parte delas..." - Lv 6:10. 125. Não comer a carne do Pêssach crua ou cozida - "Não comereis dele cru, ou cozido..." - Ex 12:9. 126. Não dar de comer do Pêssach ao "ger toshav" - "...não comerá dele." - Ex12:45. 127. Que não coma o incircunciso da carne do Pêssach - "Nenhum incircunciso comerá dele..." - Ex 12:45. 128. Não dar da carne do Pêssach a um judeu que se voltou para uma das diversas formas de fé dos gentios - "...todo filho do estranho, não comerá dele!" - Ex 12:43. O judeu que se unira aos gentios em sua idolatria fazendo como um deles é considerado um filho deles, e não pode participar do sacrifício do Pêssach. 129. Alguém que se impurificara, que não coma dos "qodashim" - "A alma que comer da carne do altar de 'shelamim', enquanto estiver sua impureza sobre si..." - Lv 6:20. 130. Não comer "qodashim" que se impurificaram - "A carne que haja tocado tudo o que for impuro, não será comida..." - Lv 7:19. 131. Não comer "qodashim" que ficaram até o amanhecer - "...os que comerem, levarão sobre si sua culpa: tal alma será cortada..." - Lv 19:8. 132. Não comer "pigul" - "...quem sacrificá-lo, para ele nada significará; levará sobre si sua culpabilidade..." - Lv 7:18. Sua penalidade é "carêt" (morte espiritual). 133. Que não coma o estranho ao sacerdócio da "terumá" - "...todo estranho, não coma "qodech"..."- Lv 22:10. 134. Que não coma dela nem mesmo o hóspede de um cohen, ou seu assalariado - "...o hóspede ou o assalariado do qôdech não comerá..." - Lv 22:10. 135. Que não coma dela o incircunciso, sendo a mesma lei para todos os demais "qodachim". Este pormenor fora estudado por uma das treze regras ("gezerá chavá") pelas quais a Torá é explicada pelo Sanedrin em casos de "dinim muflaim" ou de decretos apoiados em versículos para sua fácil memorização, por não encontrar-se explícita na própria Torá. Outrossim, apesar deste fato, sabemos ser algo oriundo da própria Torá, através da shemu’á, não tratando-se de decreto rabínico. 136. O cohen impuro está proibido de comer da "terumá" - "...nenhum homem de tua semente, coma dos "qodachim"..." - Lv 22:04. 137. A "ĥalalá" - que não coma "qôdech" - seja "terumá" ou o peitoral e a coxa - "...a filha de um cohen que for tomada por um estranho, da oferta das coisas santas não coma..." - Lv 6:11.
23
138. Que não coma a "ĥalalá" minĥat cohen - "toda "minĥat cohen, não coma" - Lv 6:16. 139. Não comer carne dos sacrifícios "ĥatát" que hajam sido feitos no interior - "...todo "ĥatát" que for trazido de seu sangue..." - Lv 6:23. 140. Não comer "pessulê muqdachim" - isto é - animais defeituosos sacrificados, cujo defeito haja sido intencional - "...de toda abominação não comereis..." - Dt 14:3. Pela shemu’á sabe-se que refere-se aos tais sacrifícios. 141. Não comer a segunda dízima de cereais no exterior das muralhas de Jerusalém - "...não podereis comer em teus portais a dízima de teus cereais..." - Dt 12:17. 142. Não comer a segunda dízima de uvas no exterior das muralhas de Jerusalém - "...não podereis comer em teus portais a dízima de tua produção de uvas..." - Dt 12:17. 143. Não comer a segunda dízima de azeite de oliva no exterior das muralhas de Jerusalém - "...não podereis comer em teus portais a dízima de teu azeite..." - Dt 12:17. 144. Não comer a carne da primícia dos animais no exterior das muralhas de Jerusalém - "...não podereis comer em teus portais a primícia de teu gado e de teu rebanho..." - Dt 12:17. Não comer a segunda dízima de cereais no exterior das muralhas de Jerusalém - "...não podereis comer em teus portais a dízima de teus cereais..." - Dt 12:17. 145. Não comer os sacerdotes a carne do sacrifício "ĥatát" e do sacrifício "acham" fora do átrio - "...não podereis comer em teus portais a dízima de teus cereais..." - Dt 12:17. - pela shemu’á sabemos que se refere este versículo à proibição de comer a carne dos tais sacrifícios fora do átrio. 146. Não comer a carne dos sacrifícios "'olá " -"...não podereis comer em teus portais ...e de teus votos ..." - Dt 12:17. é uma advertência para todo caso de "me'ilá", ou seja usar as coisas santificadas (objetos do Templo ou carne de sacrifícios, etc) para proveito próprio. 147. Não comer a carne dos sacrifícios "qodachim qalim", enquanto o sangue não houver sido aspergido -"...não podereis comer em teus portais ... e de tuas dádivas..." - Dt 12:17. 148. Não comer o estranho ao sacerdócio da carne dos sacrifícios "qodachim qalim" - "...o estranho não comerá dele..." - Ex 29:33. 149. Não comer o cohen das primícias enquanto não houverem sido depositadas no átrio - "...não podereis comer em teus portais ... e da oferta de tuas mãos..." - Dt 12:17. 150. Não comer a segunda dízima estando impuro, mesmo dentro das muralhas de Jerusalém - "...não separei dele estando impuro..." - Dt 26:14. 151. Não comer a segunda dízima estando "onen", mesmo dentro das muralhas de Jerusalém - "...não separei dele estando "onen"..." - Dt 26:14. 152. Não comer o fruto da segunda dízima em cousas que não sejam ingeríveis - "...não dei dele ao morto..." - Dt 26:14. - o que não serve para a vivicação do corpo é chamado ''ao morto..".
24
153. Não comer "têvel" - isto é, todo vegetal sobre o qual recai a obrigação de separar "terumá" (oferenda) e "ma'asserôt" (dízimas) antes da execução da dita separação - "...não profanarão as coisas que forem separadas para Deus..." - Lv 22:15 - quer dizer, do que deve ser separado sem que haja sido. 154. Não mudar a ordem da dita separação - 1) primícias; 2) "terumá gedolá"; 3) primeira dízima; 4) segunda dízima - "...não tardarás..." - Ex 22:28. Não tardar um em relação ao outro. 155. Não tardar os votos e as dádivas que votara e que prometera - "...não tardes em pagar..." - Dt 23:22. 156. Não subira a Jerusalém na festividade sem trazer sacrifício - "...não será vista minha face para quem comparecer de mãos vazias..." - Ex 23:15. 157. Não transgredir a Torá, realizando feitios que proibira a si próprio - "...não profanará sua própria palavra..." - Nm 30:3. 158. Que não tome o sacerdote por esposa uma "zoná" - "...mulher 'zoná' ... não tomarão..." - Lv 21:7. 159. Que não tome o sacerdote por esposa uma "ĥalalá" - "...mulher 'ĥalalá' ... não tomarão..." - Lv 21:7. 160. Que não tome o sacerdote por esposa uma divorciada - "...mulher divorciada de seu esposo ... não tomarão..." - Lv 21:7. 161. Que não tome o sumo-sacerdote por esposa uma viúva - "... viúva, divorciada, "ĥalalá" ou "zoná": a estas não tomará." - Lv 21:14. 162. Que não tenha o sumo-sacerdote relações com uma viúva, mesmo sem casamento, pois se o fizer estará profanando-a - "...não profanará sua semente..." - Lv 21:15. Isto é uma advertência que vem impedi-lo de profanar uma "kecherá". 163. Que não entre um cohen ao Templo com a cabeça descoberta - "...vossa cabeça, não descobrireis..." - Lv 10:6. 164. Que não entre um cohen ao Templo com a roupa rasgada - "...vossa roupa, não rasgareis..." - Lv 10:6. 165. Que não saia o cohen do átrio durante o tempo de serviço sagrado - "...do portal da tenda não saireis..." - Lv 19:7. 166. Não se impurifique o cohen comum pelos mortos em geral, exceto os de sua família pelos quais a Torá deu-lhe pemissão - "...por nenhuma alma não se impurificará..." - Lv 21:1. 167. Que não se impurifique o sumo-sacerdote nem mesmo por seus familiares - "...nem por seu pai , nem por sua mãe se impurificará..." - Lv 21:11. 168. Que não entre o sumo-sacerdote ao local onde se encontra um morto - "...sobre alma de todo morto, não virá..." - Lv 21:11 - pela shemu’á sabemos que incorre em penalidade por duas
25
transgressões: por vir ao morto e por impurificar-se. 169. A tribo de Levi - que não tome parte e herança na Terra de Israel - "..não haverá para os sacerdotes levitas parte e herança..." - Dt 18:2. 170. A tribo de Levi - que não tome parte no despojo em época de conquista da Terra de Israel - "..não haverá para os sacerdotes levitas parte e herança..." - Dt 18:1. 171. Não fazer calva por um morto - "Não fareis calva entre os olhos pelo morto..." - Dt 14:1. 172. Não comer animais impuros - "...porém, estes não comereis dentre os ruminantes..." - Dt 14:7. 173. Não comer peixes impuros – "…de sua carne não comereis…" – Lv 11:11. 174. Não comer aves impuras - "...a estes abominareis dentre as aves; não serão comidos..." – Lv 11:3. 175. Não comer insetos alados – "Todo inseto alado ser-vos-á impuro: não será comido." – Dt 14:19. 176. Não comer insetos da terra (o rato, a lagartixa, a tartaruga e os outro quatro tipos de répteis ou animais lembrados em Levítico 11:29-30 são incluídos nesta classe.) 177. Não comer répteis da terra – "…não impurifiqueis vossas almas com todo réptil que rasteja sobre a terra." – Lv 11:44. 178. Não comer vermes de frutos, quando saírem ao ar – "todo inseto que anda sobre a terra, não comereis…" – Lv 11:42. 179. Não comer insetos aquáticos – "…não impurifiquem suas almas com todo inseto…" – Lv 11:47. 180. Não comer um animal encontrado morto – "não comereis toda "nevelá…" – Dt 14:21. – pertence a esta classe todo animal que não haja sido degolado propriamente de acordo, conforme prescrito na Torá. 181. Não comer carne dilacerada – "…carne encontrada no campo dilacerada…" – Ex 22:30. Pertence a esta classe todo animal que, apesar de haver sido degolado de acordo, já havia sido ferido mortalmente anteriormente, seja por outro animal ou não, como por exemplo no caso de haver engolido um espinho que lhe haja perfurado os intestinos, ou alguma doença que lhe haja perfurado o pulmão. 182. Não comer membro de um animal enquanto este ainda estiver vivo – "…não comereis a alma com sua carne." – Dt 12:23. 183. Não comer "gid ha-nachê" – ou seja, o nervo repleto de raízes que vai da cintura do animal até suas pernas – "…não comem os filhos de Israel…" – Gn 32:33. 184. Não comer sangue – "…todo sangue não comereis." – Lv 7:26. 185. Não comer o sebo de animais bovino, ovino e caprino – "…todo sebo…" –Lv 7:23.
26
186. Não cozinhar carne com leite – "Não cozinharás o cabrito…" – Ex 23:19. 187. Não comer carne com leite – "Não cozinharás o cabrito…" – Ex 34:26. – Disseram os sábios: "um escrito vem para a proibição de cozinhá-lo, e o outro para a proibição de comê-lo, e é a mesma lei para todos os tipos de carne." 188. Não comer da carne do touro apedrejado – "…não comerá sua carne…" – Ex 21:28. 189. Não comer pão assado de cereal novo que fora ceifado anterior à festividade de pêssach – "…não comereis…até trazer o sacrifício…" – Lv 23:14. 190. Não comer trigo assado ("qali") de cereal novo que fora ceifado anterior à festividade de pêssach – "…não comereis…até trazer o sacrifício…" – Lv 23:14. 191. Não comer espigas verdes ("carmel") de cereal novo que fora ceifado anterior à festividade de pêssach – "…não comereis…até trazer o sacrifício…" – Lv 23:14. 192. Não comer "'orlá" - "...três anos será para vós (o fruto) incircunciso - não poderá ser comido..." -Lv 19:23. 193. Não comer "kilê ha-kêrem" - isto é, plantação de duas espécies mescladas - "Não semearás tua vinha com duas espécies..." - Dt 22:9. - Trata-se da proibição de comer. 194. Não tomar vinho gentílico ("ién nêssekh") - "...que comeram do sebo de seus sacrifícios, beberam do vinho de suas libações..." - Dt 32:38. 195. Não alimentar-se e não beber com comelança - "...este nosso filho é comelão e beberrão..." - Dt 21:20. 196. Não comer no dia de jejum de Kipur - "...toda alma que não jejuar..." - Lv 23:29. 197. Não comer fermentação de um dos cinco tipos de cereais (trigo, cevada, centeio, espelta e aveia) no pêssach - "...não será comida fermentação..." - Ex 12:3. 198. Não comer mistura alguma de fermentação produzida por qualquer um dos cinco tipos de cereais no pêssach - "...toda mescla fermentada..." - Ex 12:20. 199. Não comer fermentação (conforme a lembrada acima) a partir do meio-dia de 14 de nissan - "...não comereis sobre ele (sobre o sacrifício "pêssach", que é sacrificado a partir de meia hora após o meio dia) fermentação..." - Dt 16:3. (Obs.: "meio-dia" aqui é por solário, não por relógios usados comumente na atualidade). 200. Que não seja vista fermentação alguma durante os dias da festividade, a partir deste horário - "...não será vista..." - Ex 13:7. 201. Que não seja achada fermentação alguma durante os dias da festividade, a partir deste horário - "...não se achará..." - Ex 12:19. 202. O nazir não tomará vinho, nem nada no qual se ache mistura de vinho e tenha gosto de vinho - "...tudo o que for beberagem de uvas..." - Nm 6:3. Mesmo que o vinho haja tornado-se vinagre, é-lhe proibido.
27
203. O nazir não comerá uvas frescas (uvas em seu estado natural) - "...não comerá uvas frescas..." - Nm 6:3. 204. O nazir não comerá uvas passas (uvas secas) - "...não comerá uvas secas..." - Nm 6:3. 205. O nazir no comerá sementes de uvas - "...não comerá de seus caroços..." - Nm 6:3. 206. O nazir não comerá cascas de uvas - "...nem mesmo de suas cascas..." - Nm 6:3. 207. Que não se impurifique o nazir pelos mortos, nem de sua própria família - "... por seu pai e por sua mãe não se impurificará." - Lv 11:21.(v. Nm 6:7) 208. Que não entre o nazir na tenda na qual haja algum morto - "...a toda alma de morto no virá..." - Nm 6:6. 209. Que não raspe sua cabeça - "...navalha não passará sobre sua cabeça..." - Nm 6:5. 210. Não fazer colheita do campo todo - "...não segareis totalmente os cantos de vosso campo..." - Lv 23:22. 211. Não recolher as espigas que caiam pelo caminho no momento da colheita - "...nem recolhereis..." - Lv 23:22. 212. Não colher "'olelôt" (cachos pequenos e desordenados que nascem sem conexão direta com os cachos grandes da vinha) - "...não colherás totalmente tua vinha..." - Lv 19:10. 213. Não recolher os cachos de uva que caiam pelo caminho no momento da colheita - "...nem recolhereis..." - Lv 19:10. 214. Não recolher o feixe esquecido - "...não voltareis para recolhê-lo..." - Dt 24:19. - o mesmo com respeito às árvores - "...não voltarás a colher o fruto dos ramos..." - Dt 24:20. 215. Não semear juntas duas espécies - "...teu campo não semearás "kiláim"..." - Lv 19:19. 216. Não semear verduras ou cereais na vinha - "...tua vinha, não semearás "kiláim"..." - Dt 22:9. 217. Não acasalar animais de uma espécie com de outra distinta - "...teu animal não acasalarás "kiláim"..." - Lv 19:19. 218. Não fazer trabalhar juntamente duas espécies diferentes de animais - "...não ararás a terra com o boi e o burro juntamente ..." - Dt 22:10. 219. Não fechar a boca do animal no momento do trabalho, impedindo-o de comer daquilo que lhe dá prazer - "...não fecharás a boca de teu boi..." - Dt 25:4. 220. Não trabalhar a terra no sétimo ano - "...não semearás a tua terra..." - Lv 25:4. 221. Não trabalhar a árvore no sétimo ano - "...tua vinha não podarás..." - Lv 25:4. 222. Não ceifar a plantação que nasceu por si própria no ano sétimo na mesma forma como faz nos demais anos - "Teu cereal que nascera por si próprio, não ceifareis..." - Lv 25:5. 223. Não colher frutos de árvores no ano sétimo no mesmo modo como é costumeiro nos demais anos - "...não colherás..." - Lv 25:11. 224. Não trabalhar no jubileu, seja trabalhar a terra, seja a árvore - "...Não semeareis..." - Lv
28
25:11. 225. Não ceifar a plantação que nasceu por si própria no jubileu na mesma forma como faz nos demais anos - "... não colhereis..." - Lv 25:5. 226. Não colher os frutos do ano jubileu assim como o faz nos demais anos - Lv 25:11. 227. Não vender terra no território de Israel para sempre - "...a terra não será vendida para sempre..." - Lv 25:23. 228. Setores e campos dados aos levitas não podem ser vendidos ou mudados - "...não serão vendidos..." - Lv 25:34. - Pela chemu'á sabemos ser esta uma adevertência que não os transformem. 229. Não abandonar ao levita - "Guarda-te de abandonares ao levita..." - Dt 12:9 - devemos dar-lhes suas dádivas e alegrá-los em cada festival. 230. Não cobrar uma dívida sobre a qual passou o ano sétimo - "...não exigirá de seu próximo..." - Dt 15:2. 231. Não deixar de emprestar ao pobre por estar se aproximando o ano sétimo, por temor de não poder cobrar - "...cuida-te que não haja algo..." - Dt 15:9 - regra geral: todo lugar no qual encontramos "cuida-te" ou cuidai-vos", trata-se de mandamento negativo. 232. Não deixar de vivificar ao pobre, e de dar a ele o que necessita - "não endurecerás teu coração..." - Dt 15:7. Temos então, que a pessoa que não dá esmola, não só anulou um preceito positivo, senão transgrediu ao mesmo tempo outro preceito, que é negativo. 233. Não libertar o escravo hebreu de mãos vazias..." - Dt 15:13. 234. Não cobrar do pobre sua dívida sabendo de sua pobreza, nem o angustiará - "não serás para ele..." - Ex 22:24. 235. Não emprestar por juros a um israelita - "...não emprestrarás teu dinheiro por juros..." - Lv 25:37. 236. Não tomar empréstimo por juros - Dt 23:20. Pela shemu'á sabemos que este escrito refere-se à advertência pela qual não podemos permitir que se nos emprestem por juros outros judeus. 237. Não servir de intermediário entre um israelita e outro para empréstimo por juros, nem dar garantia por outro hebreu, nem testemunhar um caso assim, nem escrever para eles um documento que o firme - "...não porás sobre ele..." - Ex 22:24. 238. Não atrasar o pagamento do operário - "...não descansará seu pagamento até o amanhecer..." - Lv 19:3. 239. Não tomar garantia do devedor pela força - "não virás a sua casa..." - Dt 24:10. 240. Não deixar de devolver a garantia do devedor pobre quando este necessitá-lo - "...não te deitarás..." - Dt 26:12. - Quer dizer, "não te deitarás estando seu objeto contigo, devolve-o, já que ele o necessita durante a noite".
29
241. Não emprestar à viúva por garantia - "...não destruirás a roupa da viúva..." - Dt 24:17. 242. Não destruir utensílios utilizados para a preparação de alimentos - "...não destruirá grelhas e carro..." - Dt 24:6. 243. Não sequestrar - "Não roubarás..." - trata-se de roubo de pessoas. - Ex 20:15; Dt 5:17. 244. Não roubar dinheiro ou tudo o que equivale à pecúnia - "Não roubareis..." - refere-se à pecúnia. - Lv 19:11. 245. Não assaltar - "...não assaltarás..." - Lv 19:13. 246. Não conquistar limites de outrem - "Não conquistarás o limite de seu próximo..." - Dt 19:14. 247. Não ser "'ôsheq" - quer dizer - dinheiro ou objetos que hajam sido depositados em mãos de alguém por livre e espontânea vontade dos proprietários, quando estes vierem a reclamar seus bens, deve-se devolvê-los imediatamente. Caso não o faça, isto é "'êsheq" - "não fareis "êsheq" - Lv 19:13. 248. Não negar o dinheiro ou o equivalente de seu próximo que estiver consigo - a diferença deste preceito para a proibição anterior é que na anterior a pessoa não nega, simplesmente não devolve, considerando que o outro não tem meios para tirar de si, e neste caso a pessoa diz, por exemplo: "- Não sei do que estás falando, nada deixaste comigo!". - "...não negareis..." - Lv 19:11. 249. Não jurar em casos como o citado caso acima, ou outros similares, desfazendo-se do bem do próximo que conserva consigo - "...não mentireis..." - Lv 19:11. 250. Não enganar em negócios - Lv 25:14. 251. Não enganar com palavras, como por exemplo, alguém comprou algo especialmente para determinado fim, e ao deparar-se com um amigo, querendo alegrá-lo, entrega-lhe dizendo: "-Comprei especialmente para ti!" - Lv 25:17. 252. Não fazer o mesmo com um convertido ao judaísmo, nem mesmo lembrando-lhe o fato dele ser originário de um povo estranho - Lv Ex 22:20.
253. Não enganar o converso em negócios – "Não causar-lhe-eis situação embaraçosa..." - Ex 22:20. 254. Não devolver o escravo que fugira a seus donos, quando este fugir para a terra de Israel - "Não entregareis o escravo a seu senhor..." - Dt 23:16. 255. Não enganar (ou explorar) este escravo - "...contigo habitará no local onde escolher..." - Dt 23:17. 256. Não causar sofrimento a um órfão ou a uma viúva - "...viúva e órfão, não fareis sofrer..." - Ex 22:21. 257. Não fazer trabalhar o escravo hebreu como escravo - "...no fá-lo-eis trabalhar trabalho de escravo..." - Lv 25:39. 258. Não vendê-lo (como se vende ao escravo) - "...não o vendereis por escravo..." - Lv 25:42.
30
259. Não fazê-lo trabalhar trabalhos pesados - "...não o dominarás pesadamente..." - Lv 25:43. 260. Não deixar que o gentio faça com que um escravo hebreu trabalhe trabalho pesado - "...não fá-lo-á trabalhar pesadamente a teus olhos..." - Lv 25:53. 261. Não vender a serva hebréia para outra pessoa - "...não a dominará para vendê-la..." - Ex 21:8. 262. Não deixar faltar para a serva hebréia destinada a matrimônio quem com ela se casar estas três coisas: alimento, vestes, relações maritais - "...não lhe diminuirá o mantimento, nem as vestes, nem o direito conjugal..."- Ex 21:10. - A mesma lei equivale para todas as mulheres. 263. Não vender a "mulher formosa" conquistada na guerra por escrava - "...não a venderás..." - Dt 21:14. 264. Não transformar a "mulher formosa" em escrava - "...não a tratarás como escrava..." - Dt 21:14. 265. Não cobiçar - "Não cobiçarás a mulher de teu próximo..." - Ex 20:17. 266. Não desejar - "não desejarás a casa de teu próximo,..." - Ex 20:17. 267. Que não coma o operário agrícola do fruto que ainda não terminara todo o processo de "gemar melakhá" - "...não meterás foice..." - Dt 23:26. 268. Que não tome para si o operário agrícola mais do que o que come - "...não levarás contigo ..." - Dt 23:25. (Quer dizer: pode comer em seu trabalho no campo, mas não levar do fruto para casa) 269. Não deixar passar despercebido ao encontrar algum objeto perdido - "...não poderás passar por ele indiferente..." - Dt 22:3. 270. Não deixar um animal caído sob sua carga no caminho - "...não verás o jumento de teu irmão ..." - Dt 22:4. 271. Não perverter medidas - "...não fareis perversão no juízo..." - Lv 19:3 - pela shemu’á sabemos que este versículo se refere ao "juízo das medidas". 272. Não termos conosco dois tipos de peso -"...não terás em tua casa dois tipos de pedra, nem dois tipos de efá..." - Dt 25:13. (efá= medida de peso hebraica) 273. Não fazer injustiça no julgamento - "Não farás injustiça no juízo..." - Lv 19:15. 274. Não receber suborno - "...suborno, não tomarás ..." - Ex 23:8. 275. Não honrar a um mais que a outro por sua grandeza e importância pública - "...nem honrarás ao poderoso..." - Lv 19:15. (em sentido judiciário) 276. Que não tema o juiz ao julgar uma pessoa cruel e perigosa - "...não temereis a ninguém..." -Dt 1:17. 277. Não ter piedade do pobre no julgamento por sua pobreza - "...não honrarás ao pobre..." - Lv 19:15.
31
278. Não desviar o julgamento de uma pessoa acostumada a determinado erro - "...não inclinarás o julgamento de teu pobre ..." - Ex 23:6. - Esse caso é o do "pobre" em cumprimento dos mandamentos. 279. Não ter piedade do causador de prejuízo em leis de multas - "...não se apiadará dele teu olho..." - "Dt 19:13. 280. Não corromper o julgamento de conversos e de órfãos - "Não desviarás o julgamento do convertido, órfão..." - Dt 24:17. 281. Não escutar uma pessoa que veio para ser julgada enquanto não estiver consigo o outro dono da causa, em caso de disputa entre duas ou mais pessoas - "Não levantarás um boato falso..." -Ex 23:1. 282. Não ir após a maioria para condenar alguém que incorre em pena de morte, se os juízes que condenam ultrapassam aos que inocentam em número de apenas um - "Não estarás após a maioria para causar o mal..." - Ex 23:2. 283. Não principiar a mostrar o lado mau do julgado quem já mostrara seu bom lado - "...não seguirás a multidão para fazeres o mal..." - Ex 23:2. 284. Não colocar como juiz uma pessoa que não seja sábia nos juízos da Torá, mesmo que este seja sábio em conhecimentos gerais - "Não vos deixareis levar por face..." - Dt 1:17. 285. Não dar falso testemunho - "...não prestarás contra teu próximo um testemunho falso..." - Ex 20:9. 286. Que não preste testemunho um transgressor - "Não porás o iníquo por testemunha..." - Ex23:1. 287. Não dar testemunha quem seja próximo por parentesco - "Não morrerão os pais pelos filhos..." - Dt 24:16. 288. Não determinar o juízo por apenas uma testemunha - "...não se levantará uma testemunha só contra ninguém..." - Dt 19:15. 289. Não condenar à morte o inocente - "Não matarás..." - Ex 20:13; Dt 5:17.
290. Não condenar pela lógica do raciocínio, sem que as testemunhas hajam visto todos os pormenores necessários para o condenamento - "...inocente e justo, não mates..." - Ex 23:7.
291. Que não diga o que veio para testemunhar o que lhe parece ser o juízo para a pessoa sobre quem dá testemunho - "...uma testemunha não responderá por ninguém..." - Nm 35:30. 292. Não matar aquele que incorreu em penalidade de morte antes que seja julgado - "Não morrerá o assassino até que venha a estar diante do tribunal..." - Nm 35:12. 293. Não ter piedade do perseguidor, devendo-se matá-lo antes que este seja ao perseguido para matar ou para realizar seu intento imoral - "...decepar-lhe-ás a mão..." - Dt 25:12.
32
294. Não castigar àquele que foi forçado - "...quanto à moça, nada lhe fareis..." - Dt 22:26. 295. Não receber indenização de um assassino por seu assassinato, em lugar de sua condenação - "...não aceitareis resgate pela vida de um homicida..." - Nm 35:31. 296. Não receber indenização em lugar de exílio para quem matou acidentalmente - "Tampouco aceitareis resgate por aquele que se acolha à cidade de refúgio..." - Nm 35:32. 297. Não estar indiferente, vendo um judeu ser morto ou golpeado - "...não estarás indiferente contra o sangue de teu próximo..." - Lv 19:16. 298. Não colocar motivo de tropeço - "...não porás sangue em tua casa...." - Dt 22:8. 299. Não fazer tropeçar o ingênuo pelo caminho - "Diante de um cego, não coloques motivo de tropeço..." – Lv 19:14. 300. Não aumentar o número de açoites do que foi condenado a esta penalidade - "...não aumentará, para que não aumente..." - Dt 25:2. 301. Não espionar a forma de proceder alheia, nem comentar - "Não andarás..." - Lv 19:16. 302. Não conservar ódio - "Não odiarás a teu irmão..." - Lv 19:17. 303. Não envergonhar a nenhuma pessoa - "chamarás a atenção de teu próximo, sem levar sua transgressão..." - Lv 19:17. 304. Não vingar-se - "Não vingarás..." - Lv 19:8. 305. Não guardar mágoa ou rancor no coração - "...não guardarás..." - Lv 19:8. 306. Não pegar uma ave-mãe, deixando seus filhotes sem a mãe - "Não tomarás a mãe... " - Dt 22:6. 307. Não raspar o cabelo do "nêteq" - "...o "nêteq" não raspará..." - Lv 13:33.
308. Não tirar os sinais da "tzará'at" - "Guarda-te da "neg'a ha-tsará'at"... " - Dt 24:8. 309. Não cultivar nem semear o riacho "Eitan" - "...não será cultivado, tampouco semeado..." - Dt 24:8. 310. Não deixar viver o mago - "Feiticeira não deixarás viver..." - Ex 22:17. 311. Não se obrigará um noivo em nada do que há necessidade pública durante o primeiro ano de seu casamento, seja para servir exército, guardia ou similares - "...não sairá no exército..." - Dt 24:5. 312. Não desobedecer ao tribunal de Sábios de Torá - "...não te desviarás de tudo o que te disserem..." - Dt 17:11. 313. Não acrescentar aos preceitos da Torá, escrita ou oral - "...não acrescerás..." - Dt 13:1. 314. Não diminuir dos mandamentos da Torá, escrita ou oral - "...não diminuirás..." - Dt 13:1. 315. Não amaldiçoar ao juiz - "Juízes, não amaldiçoarás..." - Ex 22:27. 316. Não amaldiçoar ao rei, ao "nassi" ou ao maioral dos habitantes da Terra de Israel - "Nassi de teu povo, não amaldiçoarás..." - Ex 22:27.
33
317. Não amaldiçoar a nenhum dos filhos de Israel - "...não amaldiçoarás ao surdo..." - Lv:19:14. 318. Não amaldiçoar pai e mãe - "...quem amaldiçoar a seu pai ou sua mãe, morrerá..." - Ex 21:17. 319. Não golpear ao pai ou à mãe - "...quem golpear a seu pai ou mãe, morrerá..." - Ex 21:15. 320. Não realizar um dos trinta e nove trabalhos no dia de shabat (sábado) - "...não realizareis nele nenhuma obra..." - Ex 20:10; Dt 5:14. 321. Não andar fora do setor territorial no shabat - "...não sairá ninguém de seu lugar..." - Ex 16:29. 322. Não castigar no shabat - "...não acendereis fogo em todas tuas habitações no dia do sábado..." - Ex:35:3. 323. Não realizar trabalhos no primeiro dia da festividade de pêssach (traduzido comumente e erroneamente como "páscoa judaica") - "...toda obra não se fará neles..." - Ex 12:16. 324. Não realizar trabalhos no sétimo dia da festividade de pêssach - "...toda obra não se fará neles..." - Ex 12:16. 325. Não realizar trabalhos no dia da festividade de shavu'ôt ("pentecostes") - "...toda obra de trabalho não fareis..." - Lv 23:21. 326. Não realizar trabalhos no primeiro dia do sétimo mês - "...toda obra de trabalho não fareis..." - Lv 23:25. 327. Não realizar trabalhos no dia de kipur ("dia da expiação") - "...toda obra não fareis..." - Lv 23:26. 328. Não realizar trabalhos no primeiro dia da festividade de sucôt ("festa de tabernáculos, ou barracas")- "...toda obra de trabalho não fareis..." - Lv 23:35. 329. Não realizar trabalhos no oitavo dia, que sucede ao sétimo desta festa - "...toda obra de trabalho não fareis..." - Lv 23:36. 330. Não revelar a vergonha da mãe - "...tua mãe ela é, não descobrirás sua vergonha..." - Lv 18:9. 331. Não revelar a vergonha da irmã - "... não descobrirás sua vergonha..." - Lv 18:9. 332. Não revelar a vergonha da esposa do pai - "...não descobrirás a vergonha da esposa de teu pai..." - Lv 18:8. 333. Não revelar a vergonha da irmã, filha de seu pai ou filha de sua mãe - "...a vergonha da filha da esposa de teu pai, gerada por teu pai, é tua irmã: não descobrirás sua vergonha..." - Lv 18:11. 334. Não revelar a vergonha da neta, filha do filho - "...a vergonha da filha de teu filho..." - Lv 18:10. 335. Não revelar a vergonha da neta, filha da filha - "...ou filha de tua filha..." - Lv 18:10.
34
336. Não revelar a vergonha da filha - e por que não está explícita na Torá? Por haver proibido a filha da filha, não viu a Torá necessidade de lembrar a própria filha, e pela shemu’á sabemos fazer parte esta proibição das demais proibições desta mesma classe. 337. Não revelar a vergonha de uma mulher e de sua filha - "...a vergonha de uma mulher e de sua filha não revelarás..." - Lv 18:17. 338. Não revelar a vergonha de uma mulher e da filha de seu filho - "...a filha de seu filho..." - Lv 18:17. 339. Não revelar a vergonha de uma mulher e da filha de seu filho - "...a filha de sua filha não tomarás..." - Lv 18:17. 340. Não revelar a vergonha da tia, irmã da mãe- "...a vergonha da irmã de tua mãe não descobrirás..." - Lv 18:13. 341. Não revelar a vergonha da tia, irmã do pai - "... a vergonha da irmã de teu pai não descobrirás..." - Lv 18:12. 342. Não revelar a vergonha da esposa do irmão do pai - "...à sua esposa não te aproximarás, pois ela é tua tia..." - Lv 18:14. 343. Não revelar a vergonha da esposa do filho - "...a vergonha de tua nora não descbrirás..." - Lv 18:15. 344. Não revelar a vergonha da cunhada, esposa do irmão - "...a vergonha da mulher de teu irmão não descobrirás..." - Lv 18:16. 345. Não revelar a vergonha da cunhada, irmã da esposa - "...uma mulher juntamente com sua irmã, não tomarás..." - Lv 18:18. 346. Não revelar a vergonha da mulher em estado de "nidá" - "...à mulher em seu estado de impureza de "nidá" não te aproximes..." - Lv 18:19. 347. Não revelar a vergonha de uma mulher casada - "...à mulher de teu próximo ..." - Lv 18:20. 348. Não relacionar-se com animais - "...a todo animal..." - Lv 18:23. 349. Não trazer uma mulher animal sobre si - "...não se colocará diante de um animal..." - Lv 18:23. 350. Não relacione-se um homem com outro - "...com o macho não te deitarás..." - Lv 18:22. 351. Não descobrir a vergonha do próprio pai - "...a vergonha de teu pai não descobrirás..." - Lv 18:14. 352. Não revelar a vergonha do irmão do pai - "...a vergonha do irmão de teu pai não descobrirás..." - Lv 18:14. 353. Não se aproximar a todas estas proibições de cunho sexual por qual quer uma das coisas que são a origem delas, mesmo quando sabe que não causarão tal transgressão, por exemplo: abraço, beijo, sinal afetuoso, etc - "...a todo o próximo à sua carne, não se aproximará..." - Lv
35
18:6. - Pela shemu’á sabemos que isto é uma advertência para que não nos aproximemos a tudo o que é desta lista de relações proibidas. 354. Que não tome um "mamzer" por esposa uma filha de Israel - "Não virá o "mamzer" à congregação..." - Dt 23:3. 355. Que não haja uma "qedeshá" entre os judeus - isto é - uma mulher que se dá ou que se vende corporalmente para relações sem casamento - "Não haverá "qedeshá"..." - Dt 23:3. 356. Que não tome de volta sua divorciada após haver sido esposa de outro homem - "...não poderá seu primeiro esposo que a enviou, tomá-la novamente..." - Dt 24:9. 357. Que não se case a "iebamá" com nenhum homem, senão com o irmão de seu falecido esposo - "...não será a mulher do falecido..." - Dt 25:5. 358. Quem houver forçado uma moça virgem, com a qual deverá casar-se obrigatoriamente, que não possa jamais dar-lhe divórcio - "...não poderá enviá-la por todos os seus dias..." - Dt 22:29. 359. Que não possa divorciar quem inventou sobre sua esposa um boato falso - "...não poderá enviá-la por todos os seus dias..." - Dt 22:19. 360. Que não tome um castrado por esposa uma filha de Israel - "...não virá o ferido..." - Dt 23:2. 361. Não castrar macho de nenhuma espécie, seja animal, ave ou humano - "...em vossa terra não fareis..." - Lv 22:24. 362. Não colocar sobre o povo de Israel alguém que seja de origem de conversos - "...não poderás pôr sobre ti..." - Dt 17:15. 363. Que não tenha o rei de Israel muitos cavalos - "...não terá muitos cavalos..." - Dt 17:16. 364. Que não tenha o rei de Israel muitas mulheres - "...não terá muitas mulheres..." - Dt 17:17. 365. Que não tenha o rei de Israel muita prata e muito ouro - "...não terá muita prata e ouro..." - Dt 17:17.
NOTA IMPORTANTE: Estes mandamentos da Torah, devem ser analisados com critério e à luz da Brit Chadashah, e mesmo da interpretação rabínica, pois há mandamentos não cumpríveis em nossos dias, por ex:
1. Referentes ao Templo de Jerusalém;
2. Relacionados a Eretz Yisrael (a Terra de Israel);
3. Punitivos;
4. Aos sacrifícios com derramamento de sangue, pois estes os cumprimos através do sacrifício único de Yeshua HaMashiach.
Mesmo as correntes judaicas, que não confessam a Yeshua, não os cumprem, inclusive pela inexistência do Templo.


5 segredos obscuros da Igreja Católica
Conheça 5 escândalos relacionados com a Igreja Católica e que poucas pessoas sabem.
Ao longo da sua longa história, a Igreja Católica tem sido abalada por escândalos que vão desde a criação da Ordem dos Templários, o julgamento de Galileu até a Madre Teresa​​. Ao longo do século 20 e 21, muitos escândalos vieram à tona, mesmo com a Igreja tentando mantê-los em segredo.
Confira 5 segredos obscuros da Igreja Católica e se surpreenda:
O escândalo dos Orfãos de Duplessis

Nos anos de 1930 e 1940, uma revolução conservadora inaugurou uma era na cidade de Quebec no Canadá, conhecida como ” A Grande Escuridão”. Liderados pelo Premier Maurice Duplessis, o período foi marcado por atos de corrupção sem precedentes e de repressão, muito dos quais envolvendo a Igreja Católica.
A partir dos anos 1940, o governo Duplessis, em colaboração com a Igreja Católica começou a diagnosticar crianças órfãs com problemas mentais que elas não possuíam. Como resultado desses falsos diagnósticos, milhares de órfãos foram enviados para instituições psiquiátricas da igreja, que recebiam subsídio do governo.
Diversos orfanatos foram convertidos em manicômios para crianças para que a Igreja Católica pudesse GANHAR MAISDescrição: http://cdncache-a.akamaihd.net/items/it/img/arrow-10x10.png dinheiro com os subsídios. Cerca de 20 mil crianças foram erroneamente diagnosticada e presas desta maneira.
Para piorar a situação, muitos dos órfãos não eram exatamente órfãos. Alguns deles eram simplesmente os filhos de mães solteiras levados à força para a custódia da Igreja, que desaprovada a própria existência do parto fora do casamento. Depois de serem internadas, as crianças eram submetidas a uma vida de pesadelo, que incluía o abusos sexuais, terapia de eletrochoque e lobotomias forçadas.
Algumas crianças foram usadas em testes de drogas e outras experiências médicas.Muitos morreram como resultado de seu tratamento. Na década de 1990, cerca de 3.000 sobreviventes do escândalo dos Orfãos de Duplessis trouxeram a história a tona. O Governo fez um acordo monetário com as vítimas mas a Igreja Católica tentou abafar seu papel no escândalo mantendo-se em silêncio.
O escândalo das Crianças Britânicas

Durante os séculos 19 e 20, em torno de 150.000 crianças britânicas foram enviadas para a Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Rodésia.
O esquema de tráfico infantil tinha como objetivo a criação de colônias de caucasianos (brancos). As crianças britânicas foram escolhidas para serem enviados pois de acordo com referências da época elas eram um “bom estoque de pessoas brancas.”
Entre os anos 30 e início dos anos 60, a Igreja Católica enviou pelo menos 1.000 crianças britânicas e 310 crianças maltesas para escolas católicas na Austrália, onde muitos foram forçadas a trabalho escravo principalmente no ramo da construção.
Além de trabalhos forçados, inquéritos posteriores descobriram que muitas das crianças enviadas pela Igreja eram brutalmente espancadas, estuprados. Muitas crianças passavam fome e eram alimentadas com restos e no chão, como animais. Décadas mais tarde, em 2001, a Igreja Católica na Austrália confirmou os crimes cometidos e emitiu um pedido de desculpas.
O roubo de crianças na Espanha

Na década de 1930, o regime fascista de Francisco Franco procurou purificar Espanha através do roubo de bebês de pais “indesejáveis”. O regime dizia que os bebês deveriam ser criados em um ambiente “politicamente aceitável”. O regime inicialmente direcionou às crianças de esquerdistas, mas atingiu também mães solteiras. Aproximadamente 300 mil bebês acabaram roubados de seus pais.
O esquema de roubo de bebês foi realizado com a grande colaboração da Igreja Católica da Espanha. Depois de Franco subir ao poder, ele se declarou o defensor da Espanha católica. Assim, a Igreja controlava a maior parte dos serviços sociais na Espanha. Isso permitiu que milhares de crianças fossem roubadas de seus pais por médicos católicos, padres e freiras.
Em muitos casos, os enfermeiros em hospitais católicos levavam os bebês recém-nascidos de sua mãe para serem examinados. A enfermeira, então, voltava com um bebê morto mantidos no gelo com o propósito de convencer a mãe que o bebê tinha morrido. Depois que os bebês eram roubados de suas mães, eram vendidos em um mercado negro de adoções.
Depois da morte de Franco, em 1975, a Igreja manteve seu controle nos serviços sociais na Espanha e continuou o esquema. Os sequestros de crianças só diminuíram no fim de 1987, quando o governo espanhol começou endurecer os critérios de adoção. Estima-se que cerca de 15 por cento das adoções na Espanha entre 1960 e 1989, faziam parte do esquema de seqüestro.
Lavagem de dinheiro Nazista no Banco do Vaticano

Em 1947, um agente do Tesouro dos EUA chamado Emerson Bigelow escreveu um relatório altamente confidencial, que alegou que a Igreja Católica tinha contrabandeado ouro nazista através do banco do Vaticano. O próprio relatório foi “perdido”, mas uma carta escrita por Bigelow explicou que ele continha informações de uma fonte confiável revelando que a Croácia tinha contrabandeado cerca de 350 milhões de francos suíços em ouro para fora do país no final da guerra.
De acordo com Bigelow, aproximadamente 200 milhões de francos ficaram no Banco do Vaticano sob custódia. Um porta-voz do banco do Vaticano negou as alegações, mas a Igreja Católica permanece envolvida em ações judiciais sobre a sua suposta lavagem de ouro nazista. Em 2000, uma ação coletiva foi movida por cerca de 2.000 sobreviventes do Holocausto e familiares que buscavam a restituição do Vaticano até US$ 200 milhões, utilizando os dados de Bigelow e outros documentos recentemente liberados por agências de espionagem que alegam que o Vaticano tinha ouro confiscado dos judeus no regime Nazista. A ação está parada na justiça dos EUA até hoje.

Os manicômios de Maria Madalena

Com base em seus dogmas ultraconservadores sobre a sexualidade, muitas mulheres foram presas pela Igreja Católica suspeitas de prostituição ou “promiscuidade”. Elas eram aprisionadas em instituições para doentes mentais dirigidas pela Igreja conhecida como Manicômios de Maria Madalena. Inicialmente, as mulheres recebiam “tratamento” devido ao seu comportamento pecaminoso ou por serem promiscuas. Muitas mulheres foram enviadas para os manicômios por suas próprias famílias.
As principais instituições desse tipo se encontravam na Irlanda. Lá as mulheres eram presas  e forçadas a fazerem trabalho escravo, principalmente relacionadas a lavagem de roupas, durante sete dias por semana. É claro que a Igreja estava sendo paga pelo trabalho das mulheres. Essas lavanderias geravam um grande lucro para a igreja local. As mulheres presas também era espancadas, má alimentadas e sofriam abuso sexual. Estima-se que mais de 30.000 mulheres foram presas nessas instituições.
Os manicômios foram operados na Irlanda do final do século 18 ao final do século 20. Eles só se tornaram uma questão de debate público em 1993, quando 155 corpos foram descobertos em uma vala comum no norte de Dublin. As autoridades que administravam o manicômio haviam enterrado as mulheres em segredo, sem dizer a suas famílias ou mesmo das autoridades que eles tinham morrido.
Em 2013, as autoridades irlandesas concordaram em pagar, 45.000 mil dólares como indenização para cada sobrevivente após o Comitê contra a Tortura das Nações Unidas pedisse ao governo para tornar uma atitude.


TEFELIN
"E as atarás como sinal na tua mão e serão por filactérios entre teus olhos". ( Deut.VI:8)
O que é
O termo Tefilin é reminescente da palavra Tefilá (prece).
Consiste em duas pequenas caixas quadradas de couro de um animal casher, permitidos para consumo. Devem formar um quadrado perfeito e as tiras de couro devem ser pintadas de preto, sem qualquer falha. Dentro de cada caixa encontram-se escritos em pergaminho (que também é feito de um animal casher), quatro parágrafos da Torá.
A Torá apenas nos diz que devemos "amarrá-los sobre a mão e devem ser como lembrança entre os olhos". Os detalhes de como devem ser escritos, preparados, encaixados foram transmitidos através da Tradição Oral, a partir de Moshê (Moshé) que recebeu todos os detalhes do procedimento diretamente de Há´Shem, até que foram anotados pelos sábios na Mishná, no Talmud e no Shulchan Aruch, para que não fossem perdidos.
As caixinhas são chamadas de "de-cabeça"- shel rosh "e "de-mão"- shel yad.
A caixinha "de-mão" é colocada sobre o braço esquerdo de maneira a ficar encostada junto ao coração, sede das emoções, com a correia de couro suspensa sendo enrolada na mão esquerda, bem como no dedo médio. Tem uma única divisão com as passagens da Torá em um só pergaminho.
A "de-cabeça" é colocada acima da testa, de maneira a pousar sobre o cérebro. Contém quatro divisões com pergaminhos sobre os quais estão escritas quatro passagens da Torá.
A Torá descreve Tefilin como um sinal de envolvimento do indivíduo expressando seus sentimentos básicos de identificação e valores judaicos.
Os Tefilin são colocados no braço, junto ao coração e sobre a cabeça a partir do momento em que o menino completa 13 anos, seu bar- mitsvá. Isto significa a ligação dos poderes emocionais e intelectuais a serviço de Há´Shem.
As tiras, estendendo-se do braço para a mão e da cabeça às pernas significam a transmissão da energia intelectual e emocional para as mãos e os pés, simbolizando sentimento e ação.